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X oferece crédito publicitário de 250 dólares a PME que invistam na plataforma

Rafael Ascensão,

Ação tem como objetivo atrair anunciantes e foi divulgada cerca de um mês depois de Elon Musk ter dado a conhecer uma quebra acentuada nas receitas publicitárias.

O X (ex-Twitter) está a oferecer um crédito em publicidade de 250 dólares (cerca de 230 euros) a todos os pequenos negócios que invistam mil dólares numa nova campanha na rede social durante os próximos 30 dias. Esta decisão surge cerca de um mês depois de a rede social ter dado a conhecer perdas de cerca de 50% nas receitas de publicidade.

Referindo que mais de 8 em 10 clientes ativos da rede social são pequenas e médias empresas, o X pretende com esta campanha promocional alargar a oportunidade para que mais destas empresas “experimentem o poder dos anúncios X”.

Os créditos “X Ads credits” a serem atribuídos expiram a 31 de dezembro, segundo a informação mais detalhada divulgada pela rede social de Elon Musk, onde se clarifica que estes créditos apenas podem ser usados para adquirir anúncios na plataforma e não para qualquer outro propósito.

Esta ação tem como objetivo atrair anunciantes, tendo sido divulgada cerca de um mês depois de Elon Musk ter dado a conhecer uma quebra acentuada nas receitas publicitárias: “Ainda estamos numa situação de fluxo de caixa negativo, devido a uma queda de cerca de 50% nas receitas de publicidade e a uma pesada carga de dívida”, disse na altura o bilionário na plataforma a um utilizador que estava a fazer sugestões estratégicas sobre a rede social.

O investimento publicitário das 10 principais categorias de anunciantes do Twitter também sofreu uma queda de 71% nos primeiros seis meses do ano, quando comparado com o mesmo período do ano passado, segundo dados da MediaRadar.

A maior queda registou-se no setor dos seguros (a segunda principal categoria anunciante da rede social) com um decréscimo 96%. Segue-se o investimento publicitário de empresas de tecnologia (-92%), de jogos online (-85%) e de moedas digitais (-78%).

Quanto a empresas em específico, houve as que cortaram o investimento publicitário na totalidade, como a Progressive, a Crypto.com ou a Pernod-Ricard, ou que ficaram muito perto disso, como a Coca-Cola (-99%) e a AT&T (-96%).

No entanto, Linda Yaccarino, a nova CEO do X, revelou recentemente à CNBC que alguns destes grandes anunciantes já regressaram à plataforma, incluindo marcas como a Coca-Cola ou a Visa, em resultado do seu envolvimento direto com responsáveis de marketing e comunicação das marcas.

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