Redes Sociais

Facebook vai passar a disponibilizar “histórico de links”

Rafael Ascensão,

Quando ativado, as informações do histórico de links podem ser usadas pela Meta para melhorar os anúncios que mostram aos utilizadores, diz a plataforma.

O Facebook vai avançar com a implementação de um “histórico de links”, pelo que será possível consultar o histórico das ligações acedidas através da app (Android e Iphone) do Facebook nos últimos 30 dias, anunciou a rede social. Os links acedidos através do Messenger não são contemplados.

Este histórico de links possibilita que os utilizadores vejam todas as ligações a que acederam no último mês. Por outro lado, torna também possível que a Meta analise e rastreie os interesses dos utilizadores para lá da rede social, dados importantes para o negócio de publicidade da plataforma, tornando-o eventualmente mais relevante para os anunciantes.

“Tenha em mente que quando o histórico de links está ativado, poderemos usar essas informações do histórico de links do nosso browser para melhorar os seus anúncios mostrados aos utilizadores através das tecnologias da Meta”, refere a rede social.

Esta opção de guardar o histórico de links, no entanto, pode ser desativada em qualquer altura pelos utilizadores, adianta ainda o Facebook.

Esta ação surge relativamente pouco tempo depois de a Meta ter enfrentado alguns problemas relacionados com proteção de dados, nomeadamente junto da União Europeia, que multou o grupo tecnológico em 1,2 mil milhões de euros em maio passado.

O atraso do lançamento na Europa do Threads – a mais recente rede social da Meta lançada globalmente em julho – também esteve relacionado com divergências entre a gigante tecnológica e a União Europeia, não tendo esta entidade aprovado o seu lançamento no continente europeu até dezembro passado, por ser obrigatório o utilizador ter uma conta de Instagram para poder criar um perfil no Threads.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.