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Elon Musk processa anunciantes por “boicote ilegal” ao X

Rafael Ascensão,

O processo contra a GARM, a WFA e anunciantes como a CVS Health, Mars, Orsted ou Unilever, refere-se ao período de 2022, após Musk comprar a rede social, em que a receita de publicidade caiu a pique.

O X (ex-Twitter), de Elon Musk, vai avançar com um processo contra a Global Alliance for Responsible Media (GARM) e um grupo de anunciantes, que acusa de fazerem um “boicote ilegal” que levou à perda de receitas por parte da rede social.

O anúncio foi feito através de uma carta aberta aos anunciantes publicada por Linda Yaccarino, CEO do X desde maio do ano passado, tendo a publicação sido partilhada por Musk como uma autêntica declaração de guerra: “Tentámos a paz durante dois anos, agora é guerra“, escreveu o magnata.

O processo que deu entrada num tribunal do Texas contra a GARM, a World Federation of Advertisers (WFA) e os anunciantes CVS Health, Mars, Orsted e Unilever, refere-se ao período de 2022, logo após Musk comprar a rede social, em que a receita de publicidade caiu a pique.

O recuo e saída de muitos anunciantes estão relacionados com a decisão de Musk de suavizar as medidas de moderação de conteúdo na plataforma e com receios relacionados com a proliferação de conteúdos de discurso de ódio.

O X alega que as empresas acusadas retiveram o seu investimento de forma injusta ao seguir os padrões de segurança estabelecidos pela GARM, uma iniciativa lançada pela World Federation of Advertisers (WFA) que pretende “ajudar a indústria a enfrentar o desafio do conteúdo ilegal ou prejudicial em plataformas de media digital e sua monetização por meio de publicidade” – lê-se no seu site – e cuja adesão é voluntária.

Na carta aberta, Yaccarino diz que “as pessoas são prejudicadas quando o mercado de ideias é prejudicado e alguns pontos de vista não são financiados em detrimento de outros como parte de um boicote ilegal“. Segundo a CEO do X, este “comportamento ilegal” custou à rede social milhões de dólares.

“Para aqueles que quebraram a lei, nós dizemos chega. Somos levados a procurar por justiça pelo dano que foi feito por estes e potencialmente outros réus, dependendo do que o processo legal revelar”, diz ainda Linda Yaccarino.

Musk tem tido uma relação difícil com os anunciantes desde que comprou a rede social. Recorde-se que respondeu “Go fuck yourself“ aos anunciantes que estavam a deixar a rede social, numa entrevista dada em novembro. “Se alguém quiser tentar chantagear-me com anúncios, com dinheiro? Go fuck yourself. Não anunciem”, repetiu o dono do X.

Na altura, Musk admitiu também que a debandada das grandes marcas podia levar a empresa à falência. “O que este boicote vai fazer é matar o X. O mundo inteiro vai saber que esses anunciantes mataram a empresa”, continuou o dono da Tesla.

A debandada de anunciantes que se verificava no X nessa altura podia levar a perdas de até 75 milhões de dólares (cerca de 68,46 milhões de euros), segundo uma projeção avançada então pelo The New York Times.

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