Marketing

Nos foi a marca que conseguiu maior retorno financeiro através de patrocínios a festivais

+ M,

Foram identificadas cerca de 250 marcas que se associaram a festivais em Portugal em 2024. O retorno financeiro gerado foi superior a 134 milhões de euros, a preços de tabela.

A Nos foi a marca que conseguiu uma maior exposição através de patrocínios a festivais, registando também o maior retorno financeiro. A marca de telecomunicações conseguiu um retorno estimado superior a 30 milhões de euros – a preço de tabela – fruto das mais de três mil peças jornalísticas em que a operadora foi referida em contexto de festivais nos primeiros oito meses do ano.

Os dados são da MediaMonitor, do grupo Marktest (através da metodologia Brand Monitoring), que coloca a Meo (20,2 milhões de euros) e a Vodafone (19 milhões) na segunda e terceira posição do ranking das marcas que conseguiram o maior retorno financeiro.

Das restantes marcas, as únicas que conseguiram alcançar os dois dígitos de retorno financeiro pela sua associação a festivais de música foram a Super Bock (18,2 milhões) e a Galp (10,7 milhões). Crédito Agrícola, Heineken, Ageas Seguros, Pepsi e Sumol completam o leque das 10 marcas que alcançaram um maior retorno financeiro.

Os dados da MediaMonitor refletem, no fundo, a maior exposição que estas marcas tiveram nos media por se associarem a festivais como naming sponsors – em casos como o Nos Alive, Meo Marés Vivas, Vodafone Paredes de Coura ou Super Bock Super Rock, entre outros – ou com naming de palcos, como foi o caso da Galp no Rock in Rio”, refere-se em nota de imprensa.

No total, foram identificadas cerca de 250 marcas que se associaram a festivais em Portugal em 2024 e que geraram um retorno financeiro de mais de 134 milhões de euros, a preços de tabela.

Já analisando por festival, o Rock in Rio foi, de forma destacada, o que registou um maior retorno financeiro, num total de 83 milhões de euros (sempre a preços de tabela), em resultado das mais de cinco mil notícias publicadas. Segue-se o Nos Alive (34,8 milhões) e o Vodafone Paredes de Coura (21,7 milhões).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.