Redes Sociais

Threads ganha 35 milhões de utilizadores em novembro, beneficiando dos abandonos do X

+ M,

O Threads tem registado um milhão de novos registos na rede social diariamente, ao longo dos últimos três meses. Está a ser o maior beneficiado do abandono do X por parte de vários utilizadores.

A rede social Threads tem-se firmado como o principal concorrente do X (ex-Twitter), tendo divulgado recentemente um incremento de 35 milhões de novos utilizadores em novembro.

A taxa de crescimento do Threads – que viu a sua base de utilizadores crescer em 15 milhões entre 1 e 14 de novembro – aumentou ainda nos 10 dias seguintes, durante os quais foram registados 20 milhões novos utilizadores, segundo Andy Stone, porta-voz da Meta, dona do Threads mas também de outras redes sociais como o Instagram, Facebook e Whatsapp, conforme citado pela Axios.

Stone também avançou que, nos últimos três meses, têm ocorrido cerca de um milhão de novos registos na rede social diariamente. Embora não seja possível apurar quantos destes novos utilizadores são ex-utilizadores do X, este crescimento é encarado como um sintoma do abandono do X por parte de vários utilizadores, que estão a optar por se distanciar da rede social de Elon Musk, um dos maiores apoiantes do recém-eleito presidente dos EUA, Donald Trump.

Vale a pena lembrar que, logo no dia a seguir às eleições norte-americanas (6 de novembro), cerca de 281.600 utilizadores desativaram as suas contas na rede social X através da web. Em proporção, este efeito de desistências foi ainda mais expressivo nos EUA, com cerca de 115 mil pessoas a terem desativado as suas contas nos EUA através da web nesse dia, o número mais alto desde que Elon Musk adquiriu a plataforma em 2022, segundo a análise da Similarweb.

 

Em simultâneo, e ao ter ultrapassado recentemente os 20 milhões de utilizadores, a rede social Bluesky tem crescido – e feito um esforço na divulgação desse crescimento – mas é ainda de pequena dimensão quando comparada com o Threads.

Tanto o Threads como o Bluesky têm, portanto, beneficiado das “polémicas” ou “constrangimentos” que têm afetado o X. quando ocorreu o bloqueio da rede social de Musk no Brasil, em setembro, outras redes sociais – como o Threads e o Bluesky – viram as suas bases de utilizadores crescerem.

Em agosto deste ano, o Threads contava com 175 milhões de utilizadores mensais ativos a nível mundial, segundo tinha anunciado na própria rede social Mark Zuckerberg, CEO da Meta.

Recorde-se que a mais recente rede social da Meta foi lançada a 5 de julho de 2023 para competir com o X (ex-Twitter) e registou dez milhões de perfis em sete horas. Já a marca de 100 milhões de utilizadores foi superada em apenas cinco dias.

No entanto, o sucesso parecia ser efémero, com a plataforma a registar, no mês seguinte, um decréscimo de 79% de utilizadores ativos, segundo anunciava um estudo da Similarweb. Embora a adesão de novos utilizadores à nova rede social da Meta tenha sido grande aquando o seu lançamento, muitos destes utilizadores não se “fidelizaram”.

Recorde-se que embora lançada em julho do ano passado a nível internacional, a implementação da rede social Threads em vários países da Europa (incluindo Portugal), só ocorreu no final do ano, uma vez que as entidades europeias colocaram entraves ao seu lançamento no continente por ser obrigatório o utilizador ter uma conta de Instagram para poder criar um perfil no Threads.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.