SIC recupera liderança das audiências em abril
A SIC fechou abril como a estação mais vista do país, com uma diferença de 0,8 pontos percentuais em relação à TVI. Nos canais de informação, a CNN segue à frente, agora por duas décimas.
A SIC recuperou o estatuto de televisão mais vista do país no último mês. O canal do grupo Impresa fechou o último mês com um share de 15,1%, mais 0,8 pontos percentuais do que o canal de Media Capital, e uma audiência média 313,7 mil telespectadores, versus os 298,7 mil da TVI. A liderança das audiências, recorde-se, foi recuperada pela TVI em fevereiro do último ano, sendo essa a regra durante o último ano.
A RTP1, com um share de 11,2%, foi seguida em média por 233,8 mil pessoas e a RTP2 por 12,3 mil telespectadores, mostram os dados trabalhados pela Dentsu/Carat para o +M/ECO.
Analisando por faixas horárias, as lideranças seguem uma configuração idêntica à do ultimo mês até às 18h. Ou seja, a RTP1 é o canal mais visto das 7h30 às 12h, a liderança passa para a SIC até às 14h e o slot seguinte é ganho pela TVI. As alterações têm então início com a SIC a ser o canal mais visto entre as 18h e as 20h, retirando nesse período a primeira posição à RTP1, e reforçando a liderança entre as 20h e as 24h. A TVI recupera então o período até às 26h30 – nomenclatura utilizada nas audiências – e segue à frente durante a madrugada.
Dos 15 programas mais vistos, sete são da SIC e os restantes são repartidos entre a RTP1 e a TVI. O futebol, como já é hábito, liderou as audiências.
No cabo, a CMTV mantém a liderança destacada, agora com um share de 6,2% e uma audiência média de 128,2 mil telespectadores. Nos canais a primeira posição segue com a CNN Portugal, com um share de 2,5%, mais duas décimas do que a SIC Notícias. O News Now regista 1,3% e a RTP3 0,8%.
StarChannel, Globo, Hollywood, SIC Mulher, StarMovies e StarLife são os restantes canais que compõem o top 10 dos canais mais vistos do cabo. O ranking dos 15 programas mais vistos é preenchido, na íntegra, pela CMTV.
Nota Técnica para a produção da análise evolutiva e mensal
Dados: Yumi / Caem_TV Fonte: Mediamonitor/ GFK Análise Dentsu/Carat para o +M/ECO
Outros: Vídeo, DVD, VHS, Blu-Ray, satélite, consolas, unmatch (além dos 150 canais medidos e o time-shift com um delay de sete dias), plataforma dos operadores (vídeo clube, jogos)
Aud. Total: Percentagem de indivíduos que contactaram um canal, pelo menos uma vez.
Aud. Média: Audiência provável que contacta com o canal em qualquer momento do período respetivo.
Tempo médio despendido: Média do tempo que cada indivíduo contactado despendeu com um canal num determinado período.
Share Aud.: Percentagem de tempo que é despendido a ver um dado canal relativamente ao tempo total de visão do meio (televisão) num determinado período.
Top produzido para programas “Net” (TeleReport), com duração superior a três minutos. Audiência corresponde à média ponderada das partes do programa. Não são considerados como programas: Sorteios e Tempo de Antena.
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