Cinco ações para um social selling eficaz

  • Catarina Correia
  • 29 Agosto 2024

A venda ou angariação de clientes através das redes sociais tem um potencial tão promissor na sua escala quanto exigente no seu processo de acompanhamento.

Mais do que funcionar como cartão de visita (obrigatório nos dias de hoje), a presença das empresas nas redes sociais tem um efetivo potencial de conquistar clientes e gerar negócios de forma direta, no decurso do contacto aí estabelecido.

Para que tal seja realidade, há um conjunto de ações, técnicas e ferramentas a explorar. E é em saber usá-las que se joga o sucesso do social selling (especialmente nas vendas B2B, o seu modelo mais expressivo). A seguir, apresento cinco esferas de atuação crítica.

  • Alinhar marketing e vendas

Social selling e marketing não são a mesma coisa, apesar de ambos se moverem no terreno das redes sociais (o primeiro é mais dirigido, baseado numa comunicação personalizada, destinada a um indivíduo ou pequenos grupos). Até por isso, é crucial, logo à partida, que marketing e vendas alinhem estratégias, para que as vendas possam prosseguir o posicionamento e a linguagem do marketing, sincronização que deverá manter-se e ser reciprocamente alimentada.

  • Definir bem o perfil de cliente a encontrar

A grande vantagem do social selling em relação ao marketing é a capacidade de ser mais preciso quanto aos seus destinatários, logo com maior probabilidade de criar leads qualificados e, depois, convertê-los em vendas/clientes.

Para tal é importante, definir bem o seu Perfil de Cliente Ideal (ICP – Ideal Customer Profile), ou seja, afinar o foco da procura, respondendo, na definição do ICP, a perguntas como: “Quais são os cargos do meu cliente ideal?”; “Como gosta de aceder ao conhecimento?”; “Com quem interage no LinkedIn ou outras redes?”.

Para gerar leads, existem também algumas estratégias (como o Account Based Marketing ou a prospeção outbound) e instrumentos (o próprio LinkedIn Sales Navigator) que podem constituir preciosas ajudas.

  • Definir o perfil próprio

É fundamental, visto ser a “cara” da empresa nas redes sociais e o primeiro elemento de informação com que os potenciais e atuais clientes se vão deparar. A adequação oferta-procura e a credibilidade organizacional começam aqui e estão em permanente exposição e avaliação.

Importa, por isso, criar um perfil profissional rigoroso, mas de fácil entendimento na leitura, que mostre o dinamismo e o que foi conseguido ao longo do percurso empresarial sem omitir a ambição do que ainda se quer construir ao lado dos clientes. Do ponto de vista da gestão da presença no dia-a-dia, os conteúdos partilhados e a escolha dos grupos de discussão em que participa (bem como, naturalmente, da substância da intervenção neles) transmitem a informação dos interesses e modos de posicionamento da empresa. O acerto nestas escolhas de conteúdo e forma são veículo de credibilidade, que permitem construir um dos principais fatores para conquistar clientes: a confiança.

  • Interação estratégica

Ligado de forma estreita ao aspeto anterior (conteúdos pertinentes partilhados), mas agora no plano da comunicação individualmente dirigida e aplicando estes princípios tão simples quanto proveitosos: saber fazer as perguntas certas e a leitura atenta das respetivas respostas; guiar-se por um sentido de utilidade para o interlocutor (ajudá-lo mesmo, se necessário) e saber gerir a cadência comunicacional (por exemplo, ao procurar fazer o tão importante follow-up, mas evitando cair no erro tão frequente da sobre-exposição).

  • Monitorizar o desempenho

A eficácia da ação nas redes sociais também pode ser medida e é essencial para perceber se a estratégia escolhida está a ter resultados e até, no limite, se deverá ser alterada. A taxa de conversão dos leads ou a comparação da integridade do perfil com a de outros players do mesmo setor, entre outros fatores, pode ser traduzida em números. O Social Selling Index (SSI) do LinkedIn é uma das ferramentas mais usadas, mas Facebook/Instagram e X disponibilizam igualmente informação sob a forma de métricas.

A venda ou angariação de clientes através das redes sociais tem um potencial tão promissor na sua escala quanto exigente no seu processo de acompanhamento.

A sua empresa já tem uma estratégia para esta área? Está a utilizar as práticas e ferramentas mencionadas? Se sim, no caminho certo para maximizar os benefícios do social selling e impulsionar significativamente o crescimento do seu negócio.

  • Catarina Correia
  • Head of marketing & communication CEGOC

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