Turismo do Centro considera “insuficientes” os 20 milhões alocados à promoção externa
Presidente da Turismo Centro de Portugal considera "manifestamente pouco" os 20 milhões de euros destinados ao território continental para a promoção externa.
“Os nossos 20 milhões de euros são claramente insuficientes. Dotar as empresas dos instrumentos financeiros suficientes, para que elas possam recuperar da crise e fazer o seu crescimento, implica também que o Estado tenha de fazer essa aposta“, afirmou esta terça-feira o presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado.
A Turismo Centro de Portugal propõe, assim, a recuperação das empresas, dando-lhes “capacidade de tesouraria para que possam ultrapassar as dificuldades dos dois últimos anos” e, ainda a diversificação da “proposta de valor nos vários mercados internacionais“. Para isso, Pedro Machado defende que é necessário dotar financeiramente as empresas.
“Nós reclamamos há anos que o investimento na promoção externa deveria ser muito superior àquilo que temos hoje. A nossa concorrência é com países, como Itália, França e Espanha, que têm significativamente apostado muito mais do que Portugal na promoção externa”, afirmou.
Nós reclamamos há anos que o investimento na promoção externa deveria ser muito superior àquilo que temos hoje. A nossa concorrência é com países, como Itália, França e Espanha, que têm significativamente apostado muito mais do que Portugal na promoção externa.
Pedro Machado lembrou ainda as notas deixadas pelo ex-ministro da Economia, Augusto Mateus, relacionadas com o turismo dar a Portugal 20,8 mil milhões de euros por ano. “O turismo dá a Portugal um PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] por ano. Por isso, todos os instrumentos, todos os programas financeiros que sejam criados devem vir ao encontro de um setor que está a dar a Portugal uma ajuda inestimável, quer nas exportações, quer na sua balança económica, quer até do ponto de vista daquilo que são os seus serviços que presta”, frisou.
Por isso mesmo, o presidente da Turismo Centro de Portugal defendeu que estes 20 milhões de euros são “pouco” e ficam “aquém do valor que deveria ser investido por Portugal, quando o retorno está provado hoje, é de 20,8 mil milhões”.
Para o responsável, “é preciso fazer um upgrade no investimento que Portugal faz, sobretudo na internacionalização”.
O ministro da Economia, António Costa Silva, anunciou esta terça-feira que a Portugal Ventures, sociedade de capital de risco, que integra o Grupo Banco Português de Fomento, vai lançar um novo programa (call), de cerca de 10 milhões de euros, para financiamento às empresas do turismo.
Questionado pela Lusa sobre o assunto, Pedro Machado refere que todos os programas são “bem-vindos”. Contudo, sublinhou, “é preciso reforçar ainda mais a capacidade financeira das empresas”.
“Este anúncio mostra que o senhor ministro da Economia está a acompanhar e está preocupado com a consolidação e sobretudo com o crescimento das nossas empresas, mas do meu ponto de vista é preciso termos mais ambição“, concluiu.
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