Barbie homenageia sete líderes femininas com bonecas à sua imagem
A marca Barbie celebra o Dia Internacional da Mulher homenageando sete personalidades femininas e incentivando jovens raparigas a "explorar e realizar o seu potencial ilimitado".
De forma a assinalar o Dia Internacional da Mulher e a homenagear sete mulheres líderes em STEM (science, technology, engineering and mathematics) a nível global, e assim motivar as próximas gerações femininas, a Barbie vai criar bonecas únicas desenhadas à semelhança de cada uma das sete personalidades femininas selecionadas.
“A Barbie dedica-se a mostrar mulheres que são modelos de todas as origens, profissões e nacionalidades, para que meninas de todo o mundo se possam rever em carreiras que nem sempre parecem acessíveis”, afirma citada em comunicado Lisa McKnight, vice-presidente executiva e chefe global da Barbie & Dolls, Mattel.
“O STEM é um campo em que as mulheres estão severamente sub-representadas, e a nossa esperança é que ao homenagear estas sete líderes em ciência e tecnologia, incentivemos as meninas a seguirem a sua paixão nessa área. Neste Dia Internacional da Mulher, estamos orgulhosos de continuar o nosso trabalho para fechar o Dream Gap e relembrar as meninas do seu potencial ilimitado”, explica.
As irmãs norte-americanas Susan Wojcicki (CEO do YouTube), Anne Wojcicki (co-fundadora CEO da 23andME) e Janet Wojcicki (professora de Pediatria e Epidemiologia na Universidade da Califórnia), a mexicana Kat Echazarret (engenheira elétrica e comunicadora científica), a britânica Maggie Aderin-Pocock (cientista espacial e educadora científica), a alemã Antje Boetius (investigadora marinha e microbióloga) e a chinesa Yinuo Li (co-fundadora da ETU Education) são as sete mulheres homenageadas que visam servir de inspiração para as jovens de hoje, futuras mulheres líderes do amanhã.
As bonecas são únicas, “one of a kind“, pelo que não estarão disponíveis para venda, fazendo antes parte desta campanha global de promoção de valores que a Barbie tem desenvolvido nos últimos anos. Em Portugal a Barbie já lançou bonecas neste âmbito, inspiradas noutras personalidades femininas, como a “Barbie – Jane Goodall” (primatóloga e antropóloga britânica) ou a “Barbie – Samantha Cristoforetti” (astronauta italiana).
De forma adicional, a Barbie vai também homenagear estas personalidades femininas através de um episódio especial na série Barbie You Can Be Anything – uma série digital que apresenta conversas com modelos femininos – no qual irá participar Anne Wojcicki, de forma a partilhar a diversão da ciência, genética e ADN com as crianças.
A Barbie afirma-se orgulhosa de dar continuidade àquele que considera ser o seu compromisso de reconhecer modelos femininos e de destacar carreiras historicamente sub-representadas pelas mulheres, até tendo em conta que, segundo a American Association of University Women, o setor feminina representa menos de um terço da força laboral da área STEM.
Em 2018, com o objetivo de “nivelar o campo de jogo para as meninas em todo o mundo”, a Barbie estabeleceu igualmente o projeto Barbie Dream Gap, naquela que é uma iniciativa global que visa “aumentar a consciencialização sobre fatores limitantes que impedem as meninas de alcançar todo o seu potencial”, revela-se em comunicado de imprensa. Desde o seu lançamento, a marca já investiu mais de 1,5 milhões de dólares no projeto naquela que é “uma missão para alcançar a igualdade, alimentando a educação, as habilidades de liderança e as oportunidades de orientação para as meninas”, adianta.
Em Portugal, e também neste âmbito de incentivar jovens raparigas a prosseguir carreiras de STEM, a Barbie realizou em 2021 o programa “Meninas na Ciência powered by Barbie”, ao qual se juntou Elvira Fortunato, cientista, investigadora e atual Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de forma a proporcionar a uma estudante do Ensino Secundário a oportunidade de receber uma bolsa de estudo no valor de 3 mil euros, destinada a oder ingressar em qualquer curso de Ciências e/ou Tecnologias da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
“Assim, à semelhança do passo que agora é dado para celebrar o Dia Internacional da Mulher, este projeto decorrido em Portugal pretendeu inspirar toda uma geração de meninas a acreditar nas suas competências e a explorar ao máximo o seu potencial nas áreas de STEM“, lê-se na informação divulgada.
A Barbie é uma marca da empresa norte-americana Mattel, detentora de outras marcas de brinquedos bem conhecidas entre miúdos (e graúdos) como a Hot Wheels, WWE, Monster High, Pixar, Polly Pocket, Minecraft ou UNO.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.