Roblox quer aumentar transparência da publicidade
A Roblox diz pretender garantir que a publicidade não é exibida aos utilizadores com menos de 13 anos e que para os restantes aparece identificada.
Visando aumentar a transparência em redor dos anúncios e amenizar as preocupações quanto à segurança dos mais jovens dentro desta plataforma do metaverso, a Roblox – uma plataforma de jogos MMOSG (Massively Multiplayer Online Social Game/Jogo multijogador massivo online) – anunciou uma mudança de política no seu padrão de anúncios.
A base de jogadores da Roblox tem sido constituída por crianças, com 13 anos ou menos. Contudo, o diretor de negócios da marca, Craig Donato, afirmou que o grupo em maior crescimento é o da faixa etária entre os 17 e os 24 anos, grupo cobiçado pelos anunciantes. “Estamos a começar a ver conteúdo realmente dirigido para o público maior de 17 anos”, disse Craig Donato citado pela Digiday.
Apesar do crescimento deste segmento, a Roblox continua a ser bastante popular entre as crianças, especialmente nos EUA, pelo que a presença de marcas na plataforma tem alertado alguns defensores dos consumidores, que mostram preocupações quanto às dificuldades das crianças em conseguir distinguir as experiências sem marca na Roblox e os intitulados “advergames” – estratégia de comunicação que assenta no uso jogos de jogos para divulgação e promoção de marcas e produtos.
Assim, a Roblox vai implementar um interface de publicidade de modo a garantir que os anúncios não serão exibidos aos jogadores com idades inferiores a 13 anos. Os utilizadores a partir dos 13 anos vão ver também, explicitamente, quando o conteúdo for um anúncio, usando a plataforma uma linguagem “simples e compreensível” para os identificar.
“Estamos a lançar padrões para anúncios no Roblox que visam fornecer uma experiência transparente para a nossa comunidade, anunciantes e editores – construídos sobre a nossa base de segurança e civilidade. Os nossos padrões são construídos pelas necessidades da nossa comunidade e pelos valores da nossa empresa“, pode ler-se no site da Roblox, onde estão disponíveis os padrões de publicidade.
Foi em setembro de 2022 que a Roblox anunciou que ia lançar anúncios na plataforma, num primeiro passo para diversificar as receitas do negócio, para além dos produtos virtuais que podem ser adquiridos nos jogos da plataforma.
Na altura, e conforme divulgado pela CNBC, Manuel Bronstein, diretor de produtos da Roblox, revelou que a empresa experimentou colocar online alguns anúncios – de marcas como a Warner Bros. e a Vans -, mas garantiu que a empresa continuava comprometida com o seu negócio principal, que passa por permitir aos jogadores gastar dinheiro real na moeda virtual Robux utilizada na plataforma para os jogadores poderem subir de nível e comprar itens.
Bronstein apelidou os anúncios na plataforma de “portais”, tendo em conta que os utilizadores, ao interagirem com a marca, podem ser transportados para a comunidade virtual Roblox da empresa.
Nos últimos dados divulgados pela Roblox, em dezembro 2022, a plataforma contava com 59,5 milhões de utilizadores ativos diariamente e 7,4 milhões de experiências disponíveis entre jogos, concertos, encontros sociais, desportos, desfiles de moda, educação e entretenimento.
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