Media

Produção nacional representa 67% da programação dos canais generalistas

Rafael Ascensão,

Analisando por canal, a RTP1 foi o canal onde a programação nacional mais peso teve (80%), seguida pela TVI (77%) e SIC (70%). A RTP2 foi o canal com programação mais diversa.

Entre janeiro e setembro deste ano, 67,1% da oferta dos canais televisivos generalistas foi dedicada a programas produzidos em Portugal, segundo um estudo da MediaMonitor, do grupo Marktest.

Dois em cada três minutos de emissão foram assim dedicados a programas de produção nacional, num total de 54 mil programas, com uma média de quase 20 minutos por programa.

A seguir à produção nacional, os programas mais transmitidos foram aqueles produzidos em outros países da União Europeia (9,2% da grelha), seguidos dos programas de produção conjunta (2,8%).

Analisando por canal, a RTP1 foi o canal onde a programação nacional mais peso teve (80%), seguida pela TVI (77%) e SIC (70%). Já a RTP2 foi o canal com programação mais diversa, com 41% de programas de produção nacional e 33% de outros países da UE.

O estudo demonstra ainda que 30% da produção nacional passou na RTP1, 90% da produção de outros países da União Europeia foi emitida pela RTP2, 83% dos programas de origem brasileira passaram na SIC e 37% daqueles com origem nos Estados Unidos foram transmitidos pela TVI.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.