Cruzeiros no Porto de Lisboa superam pela primeira vez os 700 mil passageiros em 2023
"O ano de 2023 foi, indiscutivelmente, o melhor de sempre da atividade de cruzeiros em Lisboa", diz o presidente da APL. Atividade teve um impacto económico na cidade superior a 83 milhões.
O Porto de Lisboa anunciou, esta segunda-feira, que bateu vários recordes na atividade de cruzeiros em 2023, superando, pela primeira vez, a barreira dos 700 mil passageiros e a dos 200 mil passageiros no segmento turnaround (cruzeiros que têm embarque e/ou desembarque no terminal de cruzeiros da capital).
Ao todo, o Porto de Lisboa contabilizou 758.328 de passageiros de cruzeiros, mais 54% do que em 2022, ultrapassando o anterior recorde de 2018 com 577.603 passageiros de cruzeiro.
Feitas as contas, o maior destaque vai para o segmento turnaround que atingiu os 204.004, um aumento exponencial de 131% quando comparado com esse mesmo ano, com 102.680 passageiros embarcados e 101.324 desembarcados. Já o número de passageiros em trânsito atingiu os 554.324, um crescimento de 37% em relação a 2022, calculou o Porto de Lisboa, em comunicado.
O ano de 2023 foi, indiscutivelmente, o melhor de sempre da atividade de cruzeiros em Lisboa, o que reflete o sucesso da estratégia de valorização e qualificação da indústria de cruzeiros na capital portuguesa coordenada pela APL [Administração do Porto de Lisboa] e pelo concessionário.
A atividade de cruzeiros teve um impacto económico direto na cidade superior a 83 milhões de euros, quando contabilizados os 102.680 passageiros que embarcaram e os 554.324 que estiveram em trânsito em Lisboa. De acordo com o Porto de Lisboa, um passageiro embarcado gasta, em média, 367 euros e um passageiro em trânsito 82 euros, tendo como suporte um estudo de impacto económico da APL, elaborado pela Netsonda e pela Nova SBE.
Por tudo isto, o presidente do Conselho da Administração do Porto de Lisboa (APL), Carlos Correia, é perentório em afirmar: “O ano de 2023 foi, indiscutivelmente, o melhor de sempre da atividade de cruzeiros em Lisboa, o que reflete o sucesso da estratégia de valorização e qualificação da indústria de cruzeiros na capital portuguesa coordenada pela APL e pelo concessionário”.
“Estamos perante excelentes notícias para o desenvolvimento económico-social de toda a região, com a boa notícia adicional que foram os resultados do estudo ambiental relativo aos cruzeiros em Lisboa, realizado para a APL pela CLIA – Associação Internacional de Linhas de Cruzeiros, em parceria com o Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Rovira i Virgili (Tarragona, Espanha)”, completa Carlos Correia.
Segundo o Porto de Lisboa, “a 30 de julho registou-se a maior operação de turnaround de sempre, com um total de 9.163 passageiros, dos quais 4.476 embarcados e 4.687 desembarcados”.
No topo dos passageiros, estão os britânicos com 286.305 visitantes, o que corresponde a 38% do total. Os Estados Unidos subiram para a segunda posição com um crescimento de 116% de passageiros: são responsáveis por 149.233 turistas, o que representa uma quota de 20% face à de 14% em 2022.
O mercado alemão, apesar de ter registado um crescimento de 14%, passa a ocupar a terceira posição, responsável por 15% dos turistas de cruzeiros em Lisboa. E o Canadá surge em quarto lugar, com 34.085 passageiros, ou seja, mais do que duplicou o número de turistas de cruzeiro (172%) e tem já uma quota de mercado de 4%.
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