Dono da Agriloja entra na produção ao comprar empresa de plantas hortícolas de Torres Vedras
Depois de adquirir a maioria do capital da rede de frutarias Ludite, o grupo português Agris comprou a Fitoplanta que se dedica à produção e comercialização de plantas hortícolas.
O grupo português Agris, que é dono da rede de lojas Agriloja, das frutarias Ludite e da Xplor Solutions, comprou a empresa Fitoplanta, que se dedica à produção e comercialização de plantas hortícolas. O valor da aquisição não foi revelado.
“A Fitoplanta tem as instalações na zona Oeste (Torres Vedras) e é uma referência pela qualidade dos seus produtos desenvolvidos com acompanhamento técnico de equipas especializadas e sistemas informatizados de rega, tratamento, adubação, controlo de temperatura e humidade”, explica o grupo Agris em comunicado.
Com a integração da Fitoplanta, o grupo Agris passou a ter cinco áreas de negócios: retalho, distribuição, produção, tecnologia e imobiliário. O grupo realça na mesma nota que “continua a investir na estratégia de expansão e diversificação de negócios, mantendo a estrutura empresarial com raízes portuguesas e capital 100% nacional”.
Fundada em 1985, sob a marca Agritorres, o ano de 1996 marca o início do Grupo Agris, com o nascimento da Agriloja. A primeira loja abriu em 2000 na cidade de Torres Vedras. Entre os anos 2001 e 2007 abriu sete outras lojas em regime de franchising, nas regiões do Oeste e no Centro do país. Nos três anos seguintes, duplica a rede de lojas, próprias e franchisadas. Em 2013, abre a primeira loja nos Açores. Soma atualmente 35 lojas com a insígnia Agriloja.
É em 2016 que o grupo diversifica o portefólio de negócios, entrando no mercado de distribuição de combustíveis, através da marca Agripower. Em 2018 arranca uma nova fase de expansão da rede Agriloja, com a aquisição de outras insígnias do mesmo setor. E em 2021, o grupo abre um hospital veterinário, seguindo-se a aquisição, em 2022, de uma rede de lojas especializadas em alimentação, saúde e bem-estar animal.
Em novembro do ano passado, o grupo português Agris anunciou a aquisição das lojas Sanipina e a compra da maioria do capital da rede de frutarias Ludite, que conta com um total de 60 lojas, emprega 160 pessoas e fatura perto de 15 milhões de euros por ano.
Em 2022, ano em que registou uma faturação consolidada da ordem dos 106 milhões de euros, o Grupo Agris estreou-se nos mercados com a emissão de obrigações no montante de 15 milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dono da Agriloja entra na produção ao comprar empresa de plantas hortícolas de Torres Vedras
{{ noCommentsLabel }}