Dono da Agriloja compra rede de frutarias com 60 lojas no Litoral Norte

O grupo português Agris comprou a maioria do capital da rede de frutarias Ludite, que conta com um total de 60 lojas, emprega 160 pessoas e fatura perto de 15 milhões de euros por ano.

O grupo português Agris, que é dono da rede de lojas Agriloja – cadeia de lojas de produtos de agricultura, jardim, pecuária, animais de estimação, bricolage e casa – comprou a maioria do capital da rede de frutarias Ludite, que soma 60 lojas localizadas no Litoral Norte, emprega 160 pessoas e regista um volume de negócios anual de 15 milhões de euros.

A aposta na Ludite alarga a umbrela em que o Grupo Agris tem investido para potenciar a sua presença no mercado nacional, fomentando cada vez mais a sua ligação à terra e às pessoas”, diz o Grupo Agris, em comunicado.

O Grupo Agris, que tem capital 100% nacional, tem vindo a apostar em empresas de diferentes áreas de negócio, como retalho, distribuição, tecnologia e imobiliário. Na mesma nota realça que que “aumentar o portefólio faz parte dos objetivos estratégicos deste grupo empresarial, que já conta com outras insígnias reconhecidas no mercado e associadas à agricultura como a Agriloja e a Agripro”.

Fundada em 1985, sob a marca Agritorres, o ano de 1996 marca o início do Grupo Agris, com o nascimento da Agriloja. A primeira loja abriu em 2000 na cidade de Torres Vedras. Entre os anos 2001 e 2007, abriu sete outras lojas em regime de franchising, nas regiões do Oeste e no Centro do país. Nos três anos seguintes, duplica a rede de lojas, próprias e franchisadas. Em 2013, abre a primeira loja nos Açores. Soma atualmente 35 lojas com a insígnia Agriloja.

É em 2016 que o grupo diversifica o portefólio de negócios, entrando no mercado de distribuição de combustíveis, através da marca Agripower. Em 2018 arranca uma nova fase de expansão da rede Agriloja, com a aquisição de outras insígnias do mesmo setor. E em 2021, o grupo abre um hospital veterinário, seguindo-se a aquisição, em 2022, de uma rede de lojas especializadas em alimentação, saúde e bem-estar animal.

No ano passado, o Grupo Agris estreou-se em bolsa com a emissão de obrigações no montante de 15 milhões de euros. O grupo Agris fechou o exercício de 2022 com uma faturação consolidada da ordem dos 106 milhões de euros.

Ludite tem mais de 60 frutarias

Luís Faustino, administrador da Ludite, começou a trabalhar desde novo no negócio da fruta e decidiu apostar em 1998 na exploração de um supermercado, em Rebordosa. Com o sucesso do negócio continuou a abrir lojas em Valongo, Areosa e Lordelo (2000), Paredes (2001), Ermesinde (2002), Baltar (2003), Paços de Ferreira e Gondomar (2004), Lousada (2005), Póvoa Varzim e Braga (2006), Famalicão, Barcelos, Penafiel, Porto – Constituição, Maia, Santo Tirso e Esposende (2007), Vila do Conde, Porto – Loios, Braga – S. Vítor e Trofa (2008), Ovar e Matosinhos (2009).

Em 2010, o armazém arrendado já era pequeno para responder a todas as encomendas e foi construído um pavilhão de raiz. No mesmo ano abriram lojas em Oliveira do Douro, Felgueiras, Espinho e Estarreja, seguido de Guimarães, Porto – Cedofeita e S. João da Madeira (2011), Vila Verde, S. Mamede, Porto – Bom Sucesso, Paredes – Avenida, Lourosa, Porto – Carvalhido, Vizela (2013), Oliveira de Azeméis, Valbom, Rio Tinto, Sobreira e S. Cosme (2014), Santa Maria da Feira (2015), Leça da Palmeira (2017), Aveiro, Ermesinde II e Paços de Ferreira II (2018), Aveiro, Ermesinde II e Paços de Ferreira II (2019), Braga – Campo da Vinha (2020), Paços de Ferreira III e Vizela (2021) e Esgueira, Lixa e Oliveira do Bairro (2023). Atualmente, a Ludite soma 60 lojas no Norte do país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dono da Agriloja compra rede de frutarias com 60 lojas no Litoral Norte

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião