Engenheiros do Porto “metidos” nas apostas para a final do Super Bowl
A partir do escritório da Blip no Porto, 50 profissionais vão estar a monitorizar milhões de apostas relativas à final do Super Bowl na plataforma da Fan Duel, a maior operadora nos Estados Unidos.
É a partir do Porto que uma equipa de 50 colaboradores da Blip, que pertence ao grupo Flutter Entertainement, líder mundial no mercado de apostas desportivas, gaming e de entretenimento online, vai estar a monitorizar os sistemas de uma das principais marcas de apostas do grupo nos EUA face ao exponencial aumento de tráfego no site gerado pela SuperBowl. A empresa portuguesa prevê 80 mil apostas por minuto no início do jogo e 16 milhões de apostas durante todo o dia.
“Trabalhamos para uma das marcas do grupo, que é a Fan Duel. A Blip desenvolveu a plataforma que permite aos utilizadores fazerem apostas desportivas. E o Super Bowl é o momento desportivo do ano nos EUA, em que existe um maior volume de apostas. Só no domingo, no dia do Super Bowl, estamos a contar ter entre 15 a 16 milhões de apostas”, explica Francisco Ribeiro, head of tecnology.
Desenvolvemos a plataforma que permite aos utilizadores fazerem apostas desportivas. E o Super Bowl é o momento desportivo do ano nos EUA, em que existe um maior volume de apostas.
A empresa tecnológica de ADN português, que foi comprada em 2012 pela Betfair e que emprega atualmente cerca de 700 pessoas no país, detalha ao ECO que a “previsão do valor gerado pelas apostas na edição deste ano do Super Bowl é de 300 milhões de euros”.
O jogo final do campeonato da National Football League (NFL) será disputado no domingo entre o Kansas City Chiefs e o San Francisco 49ers. “São dois dos players favoritos no Super Bowl, por isso contamos ter um grande crescimento. No ano passado, tivemos 45 mil apostas por minuto no momento mais alto”, contabiliza o responsável da Blip.
As apostas vão desde o habitual nesta indústria até ao mais “inusitado”. Além da equipa vencedora, do total de touchdowns, do MVP da partida ou da última equipa a marcar, há possibilidades de apostas sobre o total de músicas, quanto tempo demora o hino nacional antes do jogo ou qual a cor da bebida energética que será despejada sobre o treinador campeão. Nesta edição foi até criada uma categoria para a cantora Taylor Swift, que namora com um dos jogadores finalistas: o que vestirá na parte de cima e na parte de baixo e qual a cor do batom?
“Conseguimos desenvolver uma plataforma estável e que proporciona aos utilizadores uma grande experiência. É muito importante do ponto de vista da engenharia que nós fazemos. (…) Os EUA são um mercado tecnológico extremamente forte, mas a Fan Duel continua a apostar no crescimento da Blip porque vê os frutos do nosso trabalho”, aponta Francisco Ribeiro, sublinhando que é a primeira operadora de apostas na maior economia do mundo.
O grupo irlandês Flutter Entertainement, que se estreou na bolsa de Nova Iorque a 29 de janeiro, tem no seu portefólio marcas como Betfair, PokerStars, a Paddy Power e a Fan Duel.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Engenheiros do Porto “metidos” nas apostas para a final do Super Bowl
{{ noCommentsLabel }}