CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto vence Prémio IN3+
Esta ideia foi distinguida entre mais de 215 candidaturas que envolveram mais de 700 participantes de todos os quadrantes. O objetivo é criar identidade climática digital do cidadão.
O projeto AYR.ID – Identidade climática digital, do Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), em Matosinhos, foi o grande vencedor da 4.ª edição do Prémio IN3+, considerado o maior prémio de apoio à inovação e investigação nacional no valor de um milhão de euros, revelou a Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM).
Esta ideia foi distinguida entre mais de 215 candidaturas que envolveram mais de 700 participantes de todos os quadrantes – investigação, desenvolvimento, investimento, empreendedorismo, tecnologia – e mais de 70 entidades de vários setores.
José Rui Felizardo, fundador e CEO do CEiiA, considerou “esta iniciativa da Casa da Moeda muito importante na promoção de uma cultura de mérito em Portugal, permitindo destacar o que melhor se faz no país, como comprovam os projetos finalistas desta edição”. Lamentou, contudo, o facto de muitas das vezes o reconhecimento vir de fora de Portugal. “Tem sido mais fácil sermos reconhecidos internacionalmente do que no nosso país”, sublinhou o fundador e CEO do CEiiA.
Segundo este centro de Matosinhos, “a tecnologia, que suporta o AYR.ID, surgiu num projeto-piloto com a Uber, tem sido testada em várias cidades no mundo e já foi várias vezes distinguida internacionalmente, nomeadamente pela iniciativa New European Bauhaus e no Impact Challange on Climate da Google”.
Tem sido mais fácil sermos reconhecidos internacionalmente do que no nosso país”, sublinhou o
De acordo com o CEiiA, “com a AYR.ID reforça-se a importância de dar visibilidade efetiva ao contributo de cada um no combate às alterações climáticas. Através do Número de Identificação Climático (NIC), indexa-se a dimensão da ‘sustentabilidade’ do dia-a-dia das pessoas à sua identidade digital“.
O Prémio IN3+ é uma iniciativa da INCM, em parceria com a Agência Nacional de Inovação (ANI) e com o auto patrocínio do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto vence Prémio IN3+
{{ noCommentsLabel }}