Japoneses reforçam presença no Porto com três novos hubs e 90 empregos
A NTT Data soma 15 hubs distribuídos por uma dezena de localizações em Portugal, com o intuito de duplicar o volume de negócios até 2025 para 6.000 milhões de euros.
A NTT DATA Portugal anunciou esta quinta-feira que vai reforçar presença na cidade do Porto com a criação de três novos hubs de conhecimento especializado: NextGen Core Banking, Data Engineering e Microsoft BizApps. Estes hubs vão criar 90 postos de trabalho. De norte a sul do país, a tecnológica de origem japonesa contabiliza 15 hubs e emprega atualmente 1.700 pessoas.
Os três novos hubs juntam-se a outros três já existentes na cidade do Porto e “sinalizam um novo impulso da consultora na construção e alargamento de equipas especializadas, focadas em conhecimento setorial ou tecnológico específico”.
Paulo Silva, partner & head of emerging business areas and delivery models da NTT DATA Portugal, revela ainda que “estamos muito orgulhosos por ampliar a nossa presença no Porto, duplicando o número de hubs, mas também por esta novidade sinalizar um reforço da nossa aposta no talento a norte, onde sabemos que há profissionais diferenciados, capazes de nos apoiar no desenvolvimento de projetos de inovação e de base tecnológica, nas áreas de gestão e engenharia. Esta é também uma forma de nós contribuirmos para a fixação de talento altamente qualificado em Portugal.”
O hub de NextGen Core Banking é uma extensão do centro de excelência que a consultora criou recentemente em Portugal, a partir de Lisboa, que pretende acelerar a modernização de cores bancários, nomeadamente, promovendo a transição de plataformas legadas para a cloud.
O hub de Data Engineering está orientado para o desenvolvimento de projetos de desenho, construção, manutenção e otimização de sistemas focados para a recolha, armazenamento e processamento de grandes volumes de dados e múltiplas fontes de informação. E, por sua vez, o hub de Microsoft BizApps vai dedicar-se a projetos de adoção de soluções empresariais para gerir e otimizar processos empresariais de relação com clientes, sendo um reflexo da aposta da companhia no reforço da parceria com a Microsoft.
Apesar de serem estruturas independentes, os hubs do Porto estão localizados no mesmo espaço de trabalho: o LACS Porto. Aos três novos espaços, junta-se o Center of Excellence & Competence OutSystems Porto, o High Performance Center Porto e o Insurance Service Hub.
“Apesar de estarmos a agregar os seis hubs no mesmo espaço, cada um deles tem um propósito tendo em conta a especialização (…). Tanto clientes nacionais como internacionais procuram, cada vez mais, a especialização em detrimento daquilo que é a capacidade de entrega. Este é o propósito que está subjacente à criação destas estruturas”, explica ao ECO, Paulo Silva.
A somar às plataformas do Porto (6), a NTT DATA contabiliza 15 hubs em atividade, distribuídos por dez localizações, além da sede que se encontra em Lisboa: Braga (especializado na prestação de serviços focados em soluções clínicas, que está sedeado na Avenida D. João II), Castelo Branco (polo que funciona como Excellence & Competence Center OutSystems e está instalado no Centro de Empresas Inovadoras), Coimbra (dois hubs instalados no Instituto Pedro Nunes, o Salesforce Industry Cloud, especializado na implementação de soluções baseadas em Salesforce Vlocity e o mais recente é uma extensão do High Performance Center, que já existe em Lisboa e que tem também uma extensão no Porto), Évora (hub especializado em tecnologias FronTech), Guarda (hub especializado no desenvolvimento de soluções baseadas em Salesforce), Guimarães (hub Azure Apps&Infra), Óbidos (hub especializado em Experience Design) e Viseu (hub Microsoft Business Applications)
A criação destes hubs faz parte da estratégia de crescimento da NTT Data EMEAL — na qual a subsidiária portuguesa se integra — que prevê duplicar o volume de negócios até 2025 para 6.000 milhões de euros.
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