Mad Panda e Purina lançam campanha de sensibilização contra o abandono de animais
A campanha está presente através mensagens de sensibilização em outdoors no Porto. Agora numa fase piloto, pretende-se que a iniciativa seja estendida a todo o país até ao final de 2025.
A Mad Panda, plataforma de suporte para associações de apoio animal, lançou uma campanha de sensibilização contra o abandono animal, no Porto. Todo o conceito da campanha foi desenvolvido pela FES Agency.
A iniciativa conta com o apoio da Purina, numa parceria que pretende “dar visibilidade ao grande número de animais abandonados, que estão a cargo de diferentes associações, sensibilizando a comunidade para a ajuda que todos podem dar a estes animais“, refere-se em nota de imprensa.
A campanha está presente até ao dia 15 de setembro através de mensagens de sensibilização em quatro outdoors localizados em zonas estratégicas da cidade portuense (Boavista, Campo Alegre, Hospital de São João e Parque da Cidade). Encontrando-se numa fase piloto, pretende-se que a iniciativa seja estendida a todo o território nacional até ao final de 2025.
“O abandono de animais no nosso país é um problema sério, que piora muito durante o verão, altura em que muitas famílias deixam os seus cães e gatos desamparados, para irem de férias. Tendo consciência disso, não conseguimos ficar de braços cruzados e desafiámos a Purina, a marca que mais nos tem apoiado para se juntar a nós. Esta campanha é um passo firme para posicionar a Med Panda como uma entidade focada em criar impacto, não só junto das associações que apoia, mas também perante a sociedade civil que pode contribuir para melhorar significativamente a vida dos animais em associações, assim como facilitar o trabalho das mesmas”, diz Liliana Castro, cofundadora da Mad Panda, citada em comunicado.
“A expectativa do valor angariado ainda é inferior relativamente aos apoios que as associações necessitam, mas olhamos para esta campanha como um pontapé de saída para que o contínuo awareness sobre o tema ajude a desbloquear mais apoios. Esperamos, assim, aumentar o nosso raio de ação e impacto“, acrescenta.
Já por parte da Purina, João Partidário, business executive officer, entende que todos os animais de companhia merecem uma família e cuidados de qualidade. “Estamos empenhados em promover a adoção e a educação para tutores responsáveis em toda a Europa. A Mad Panda, em conjunto com a Purina, está a aumentar as taxas de adoção em Portugal e a sensibilizar para os cuidados necessários com cães e gatos. A Purina apoia esta campanha de sensibilização contra o abandono animal e orgulha-nos contribuir para esta missão”, afirma.
Segundo o Censo Nacional de Animais Errantes 2023, elaborado pela Universidade de Aveiro e pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), existem perto de um milhão (cerca de 931 mil) de animais a viver nas ruas, refere-se em nota de imprensa. “Só em 2021, foram abandonados, em média, 119 animais por dia. Já no ano passado, só os canis municipais receberam mais de 40 mil animais. No entanto, espera-se que os números de animais acolhidos pelas associações e os errantes deverão ser muito superiores”, lê-se na mesma informação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.