Alcanena é um dos municípios com maior investimento per capita em habitação pública
O primeiro-ministro anunciou, em Alcanena, o crescimento em cinco vezes da habitação pública nova no município, no âmbito da decisão de duplicar o número de casas a construir a nível nacional.
Luís Montenegro deslocou-se esta sexta-feira a Alcanena, após a decisão tomada na quarta-feira em reunião de Conselho de Ministros que implicará a quase duplicação de oferta pública de habitação no país. O município onde decorreu a cerimónia de apresentação da nova estratégia nacional foi destacado pelo primeiro-ministro como estando “no top do investimento per capita na habitação pública”.
“Todos os investimentos que aqui estão a ser feitos, e que do ponto da dimensão podem parecer pequenos, do ponto de vista da dimensão relativa dentro de um município como este, são, talvez, dos maiores do país”, destacou o primeiro-ministro, na presença de autarcas da região do Médio Tejo. Para lá da posição de destaque no mapa dos 308 municípios, a autarquia do distrito de Santarém “segue as diretrizes da estratégia nacional”, afirmou Luís Montenegro. “Escolhemos Alcanena por algumas razões. A circunstância de, neste município, a habitação pública a partir de agora passar de 1% para 5% da oferta do concelho, significa um acréscimo de cinco vezes a oferta pública de habitação”, destacou o primeiro-ministro.
Por seu lado, o ministro das Infraestruturas e Habitação, dirigindo-se em particular aos autarcas presentes nesta localidade do Médio Tejo, assinalou que o atual Governo recebeu uma pasta com apenas 1.600 casas entregues a nível nacional. Esta realidade “coloca muita pressão sobre autarcas e IHRU para, nos próximos dois anos, cumprirmos as metas a que nos obrigámos para cumprir o PRR”, afirmou Miguel Pinto Luz, na presença de vários autarcas, incluindo de Ourém, Mação, Torres Novas, bem como do social-democrata Rui Anastácio, presidente da Câmara Municipal de Alcanena.
A circunstância de, neste município, a habitação pública a partir de agora passar de 1% para 5% da oferta do concelho, significa um acréscimo de cinco vezes a oferta pública de habitação
Em setembro de 2023, por ocasião dos acordos de colaboração entre o IHRU e a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, conducentes à construção de habitação a custos acessíveis na região, foram assinados pelo autarca de Alcanena documentos referentes a três empreendimentos, num valor acima dos 1,5 milhões de euros. À data, Rui Anastácio assinalou o investimento global previsto de 40 milhões de euros em Alcanena no âmbito da construção de habitação a custos controlados e do programa 1.º Direito.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Alcanena é um dos municípios com maior investimento per capita em habitação pública
{{ noCommentsLabel }}