Oito filmes de turismo portugueses premiados em circuito mundial. Portugal foi o país mais distinguido
Com oito produções a serem premiadas, Portugal foi o país com mais filmes distinguidos na 36.ª edição dos World Tourism Film Awards.
Foram oito os filmes nacionais de turismo premiados na 36.ª edição dos World Tourism Film Awards pelo International Committee of Tourism Film Festivals (CIFFT), organismo afeto à Organização Mundial do Turismo (OMT). Os prémios distinguem os filmes que mais pontos conquistam ao longo de um ano no circuito internacional de festivais de cinema de turismo.
Com estas oito distinções, Portugal foi o país mais premiado. No evento foram receberam prémio projetos do município da Nazaré, da Conservas Pinhais, do Turismo Centro de Portugal, do Turismo do Porto e Norte de Portugal, do município das Caldas da Rainha, do Museu de Serralves, da Associação Rota Vicentina e de um consórcio entre os municípios de Ponte de Lima, Barcelos, Paredes de Coura e Valença.
O filme “Nazaré – Bigger Than Life“, do município da Nazaré, foi um dos grandes vencedores do circuito, conquistando o primeiro lugar na categoria “Cidades”. O filme, produzido pela Oonify, promove o concelho que reúne, nos seus 82,5 km2, “diversidade, tradição e modernidade”.
“Nuri the fishermen’s daughter“, para a Conservas Pinhais, foi também distinguido com o primeiro lugar na categoria de “serviços turísticos”. No filme, que pode ser visto aqui, acompanha-se a história de uma mulher portuguesa residente em Nova Iorque que, no seu aniversário, não consegue falar com o pai, um pescador que vive numa pequena aldeia piscatória portuguesa. Até que ouve alguém tocar à campainha. A produção foi da Dirnhofer Filmproduktion.
Produzido pela Lobby Films and Advertising, em parceria com a Caetsu Two, “For Sure, they are from the north” conquistou o terceiro lugar na categoria “regiões”. “No Porto e Norte de Portugal há espaços únicos, de alma intensa e coração cheio. Mas mais do que o território, as vivências e a gastronomia, há ali algo que não se vê em mais lado nenhum, as gentes do Porto e do Norte. Únicas, que acolhem todos com um sorriso na cara e um abraço caloroso e forte”, lê-se na sinopse do projeto da Turismo do Porto e Norte de Portugal.
“The landscape we choose“, produzida pela DWEST para a Associação Rota Vicentina, visa celebrar o décimo aniversário da associação, através de uma autêntica “viagem” pela costa sudoeste de Portugal, de uma perspetiva holística.
O filme “It’s only 3 days”, do Turismo do Centro de Portugal, conquistou o quarto lugar na categoria “regiões”. Produzido pela Lobby Films and Advertising, consiste numa “espécie de road-trip pelo verdadeiro Centro de Portugal, sem make-up, umas vezes acompanhados por amigos, outras sozinho e outra por quem vamos conhecendo”, refere-se na descrição do vídeo.
Produzido pela Lightbox Film & Adverstising para um consórcio entre os municípios de Ponte de Lima, Barcelos, Paredes de Coura e Valença, o filme “Portuguese Central Way to Santiago. This is the Way” conseguiu o quinto lugar na categoria de “produtos turísticos”. No vídeo promove-se aquele que é o caminho com maior tradição de peregrinação em Portugal, num percurso “marcado pela história, pelas lendas, pelo património, pelas gentes e pela excelência da paisagem”, lê-se na descrição.
O filme “Caldas da Rainha Magnificent”, produzido pela Eureka Films para o município de Caldas da Rainha, conquistou também um quinto lugar, mas desta feita na categoria “Cidades”. O spot, que promove a cidade tendo por base os recursos turísticos artesanais endógenos do território, resultou do “Art&Factory”, iniciativa integrada no festival de cinema de turismo “Art&Tur”, que todos os anos decorre no Centro de Portugal.
Também em quinto lugar ficou o projeto “Interconnected“, do Museu de Serralves e produzido pela Lobby Films and Advertising, na categoria de “serviços turísticos”. “Visitei pela primeira vez os Jardins de Serralves quando tinha cerca de oito ou nove anos. Ainda hoje me lembro do que senti. Surpresa, espanto, descoberta, recantos, magia, o seu lado misterioso que nos transporta para muitos filmes e estimula a imaginação. Os Jardins de Serralves vão além das imagens, da história e das palavras, colocando-se no espaço da magia e da fantasia. É esta energia, este sentimento, que coloco neste filme, e celebro os jardineiros que mantêm este espaço vivo”, refere o realizador Telmo Martins, na sinopse do trabalho.
Além destes oito projetos, o projeto “We Are What We Feel“, da PortugalNTN, ganhou ainda a categoria de “People’s Choice”. O spot procura mostrar como a PortugalNTN, empresa de animação turística, pode ajudar a proporcionar diferentes experiências territoriais, adaptadas às preferências e expectativas de cada pessoa.
“Esta edição dos World Tourism Film Awards revelou a criatividade excecional da nossa indústria. Os filmes vencedores exemplificam o poder transformador do storytelling no turismo, para inspirar audiências em todo o mundo”, refere Alexander V. Kammel, diretor do CIFFT, citado em comunicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.