Água Serra da Estrela lança programa de comunicação focado na sustentabilidade
A sustentabilidade, que já fazia parte do posicionamento da Água Serra da Estrela, assume agora um eixo mais central com este programa. Ana Rita Martins, marketing manager, explica a estratégia.
“Para Que Nunca Acabe” — é este o nome do programa de comunicação lançado pela Água Serra da Estrela que pretende agregar todo o trabalho desenvolvido pela marca no campo da sustentabilidade e da preservação da Serra da Estrela.
“É um novo programa de comunicação que vai servir como agregador daquilo que a marca tem vindo a fazer — mas também daquilo que quer fazer no futuro — dentro do seu compromisso relacionado com a preservação da Serra da Estrela e com a resposta concreta aos desafios crescentes que a mesma enfrenta, como os incêndios, as alterações climáticas ou a ação humana”, explica Ana Rita Martins, marketing manager da marca, ao +M.
“Acaba por ser um reforço do compromisso com a preservação da origem da marca, que é a Serra da Estrela. Dentro daquilo que era o seu posicionamento, a marca já trabalhava os pilares da origem, da pureza, da água e da sustentabilidade, mas o que fazemos agora com este programa é trazer a sustentabilidade, não como pilar isolado, mas como algo mais estruturado que está no centro da estratégia e que acaba por abranger tudo o que a marca vai fazer“, acrescenta.
Ou seja, a sustentabilidade, que já fazia parte do posicionamento da marca, assume agora um eixo mais central através desta plataforma de comunicação, “com um programa mais concreto, que pretende ter medidas mais concretas, não apenas de curto prazo, e que traduzem um compromisso mais estruturado com aquilo que a marca tem vindo a fazer pontualmente”.
A comunicação deste programa vai ser feita “acima de tudo através dos milhões de embalagens” que a marca coloca à disposição do público. “Aproveitámos o lançamento deste programa para fazer um pequeno lifting de imagem à sua identidade, pelo que todas as embalagens que estão agora a começar a chegar ao mercado têm integrado o selo ‘Para que Nunca Acabe’ e um QR Code que remete para o site, onde o consumidor pode acompanhar tudo o que a marca vai fazendo”, refere Ana Rita Martins.
Além disso, a marca vai apostar em iniciativas a nível local mas também em comunicação outdoor e digital, para dar visibilidade ao programa a nível nacional. “Esta é uma iniciativa naturalmente mais orientada para a comunidade local, mas queremos que tenha também uma propagação a nível nacional e que possa de facto impactar aquele que é o comportamento dos consumidores na preservação da origem da nossa água“, diz a marketing manager.

O programa assenta em três eixos, o da redução da pegada hídrica e da pegada de carbono da marca, o da regeneração da floresta, com a revitalização de práticas tradicionais que protegem a Serra da Estrela, e o da mobilização das comunidades locais e dos consumidores para adotarem comportamentos responsáveis e participarem em ações que gerem uma mudança positiva.
“Hoje em dia falamos em regeneração e não em reflorestação uma vez que a regeneração vai muito além da reflorestação, na medida em que liga toda a vertente de preparar, plantar e proteger a floresta, mas também os aquíferos e a biodiversidade que está inserida no ecossistema da Serra da Estrela”, concretiza Ana Rita Martins, sobre um dos eixos.
Em relação à redução da pegada de carbono — e tendo em conta que as embalagens “acabam por ser o calcanhar de Aquiles” da marca no campo da sustentabilidade — a Água Serra da Estrela vai estender o uso de plástico 100% reciclado, que já usava nos seus garrafões de seis litros desde 2021, a todo o seu portefólio de embalagens.
“Vamos ser a primeira marca a ter o portefólio todo com embalagens feitas de plástico 100% reciclado. E apelamos a que o consumidor não quebre este ciclo e faça parte deste movimento de economia circular, através da reciclagem das embalagens“, sublinha Ana Rita Martins, referindo que a medida vai permitir evitar a utilização de cerca de 700 toneladas de plástico virgem anualmente.
No âmbito do projeto, a marca procedeu também à auscultação das partes interessadas, como colaboradores, parceiros de embalagem ou entidades locais, tendo como objetivo integrar aquilo que são as principais preocupações em relação à Serra da Estrela.
A agência Brand Me foi a responsável pelo packaging e identidade visual usada na plataforma, enquanto a Flesh512 foi a responsável pelo spot divulgado nas redes sociais. Já na auscultação das partes interessadas e da comunidade local, a Água Serra da Estrela contou com o apoio da Futurista.
Em matéria de investimento com este programa, Ana Rita Martins não divulga valores, mas refere que o mesmo é “adequado àquilo que é o investimento de uma marca de águas lisas” e que o mesmo “tem mais a ver com aquilo que a marca pode devolver à comunidade”, tendo em conta que se trata de um programa relacionado com a sustentabilidade.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.