Inteligência Artificial

Samsung abre restaurante pop-up onde a IA define o menu. “Queremos reforçar a liderança no campeonato da IA aplicada a dispositivos móveis”

Rafael Ascensão,

Com este projeto desenvolvido em parceria com a agência Nervo, a Samsung quer "demonstrar de forma prática e direta" o potencial do sistema de IA dos seus dispositivos até nas "rotinas mais simples".

A Samsung abriu o primeiro espaço gastronómico em Portugal onde o chef é a Galaxy AI, sistema de inteligência artificial (IA) dos seus dispositivos Galaxy. No “Sem Igual”, um restaurante pop-up, o utilizador escolhe três ingredientes e é a IA que gera uma receita única e personalizada, criada no momento e diferente para cada um dos clientes. O principal objetivo passa por “demonstrar de forma prática e direta o potencial da Galaxy AI” e a forma como esta pode ser “integrada de maneira natural nas rotinas mais simples”, explica Ana Oliveira, head of marketing and retail da divisão de mobile da Samsung Portugal.

Queremos reforçar a liderança da Samsung no campeonato da inteligência artificial aplicada a dispositivos móveis, numa altura em que o Galaxy S25 estabelece um novo padrão na interação entre pessoas e tecnologia, através de capacidades como a interpretação multimodal de texto, imagem e voz, que combinados resultam num verdadeiro ‘assistente pessoal’ na palma da mão”, diz a responsável ao +M. A iniciativa surge como parte da estratégia de reforço da comunicação do Galaxy S25, modelo lançado no início deste ano.

Este restaurante pop-up nasce assim da necessidade da marca de “materializar até onde vai o poder e a utilidade” da sua Galaxy AI “em tarefas tangíveis como a definição de menus de refeição com os ingredientes que temos na nossa dispensa”. “A inteligência artificial já não é algo complexo e distante, mas sim uma tecnologia que pode inspirar e tornar mais criativo alguns dos processos das nossas rotinas“, acrescenta Ana Oliveira.

Ana Oliveira, head of marketing and retail da divisão de mobile da Samsung Portugal.

O conceito deste projeto “combina gastronomia, tecnologia e experimentação, desafiando o público a confiar numa nova forma de criatividade — onde o toque humano e o toque digital trabalham em conjunto para servir uma necessidade. É uma metáfora para o futuro que queremos construir e temos vindo a desenvolver: tecnologia ao serviço da vida quotidiana de forma útil, intuitiva e enriquecedora“, diz ainda.

A experiência neste restaurante “fora da caixa” vai estar ao alcance dos consumidores entre os dias 8 e 9 de maio, em Lisboa, e 16 e 17 de maio, no Porto, onde os mesmos vão poder recorrer a um Samsung Galaxy S25 (disponibilizado no local) para escolher três ingredientes entre mais de 20. Caberá depois à Galaxy AI criar uma receita exclusiva, em tempo real, que será executada por uma equipa liderada pelo chef João Dourado. Os lugares são limitados e requerem marcação prévia, que pode ser feita aqui.

O “Sem Igual” pretende ainda funcionar como uma “plataforma de experienciação direta” com a marca, permitindo à Samsung “estreitar” a sua ligação com os consumidores, “apresentando a inovação de forma tangível e estimulando a conversa sobre o futuro da IA como uma extensão positiva e facilitadora”, observa a head of marketing and retail da divisão de mobile da Samsung Portugal.

A ação foi desenhada para “gerar visibilidade de forma orgânica“, apostando também nas redes sociais e na dinamização de conteúdos gerados pelos próprios participantes e influenciadores que já fazem parte da estratégia da marca.

O conceito e a mecânica do projeto foram desenvolvidos em parceria com a Nervo, agência responsável pela criatividade da experiência e pela construção do storytelling subjacente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.