VML Branding assina cinco marcas de turismo na Arábia Saudita
A agência do grupo WPP especializada na criação de sistemas de identidade desenvolveu as marcas Fly Red Sea, WAMA, Galaxea, Akun e Botanica, da empresa saudita Red Sea Global.
A VML Branding está a desenvolver várias marcas na área do turismo na Arábia Saudita. Em parceria com o grupo empresarial saudita Red Sea Global, a agência portuguesa já criou cinco marcas: a Fly Red Sea, a WAMA, a Galaxea, a Akun e a Botanica.
A VML Branding tem “vindo a consolidar a parceria com a Red Sea Global, um importante agente na área do turismo regenerativo de luxo na Arábia Saudita. É um enorme orgulho poder colaborar com um player tão relevante no setor, que tem contribuído de forma decisiva para a criação de uma nova identidade para o turismo do país, em linha com os ambiciosos objectivos da Visão 2030”, diz Pedro Gonzalez, managing director da VML Branding, citado em comunicado.
O Botanica, o mais recente projeto da agência do grupo WPP especializada na criação de sistemas de identidade, consiste num horto com 1.000.000 m2, no meio do deserto, onde plantas autóctones e de outras origens são “plantadas e treinadas para sobreviver naquele ambiente desafiante do Mar Vermelho”, com o objetivo de ajudar a “redefinir a paisagem dos destinos turísticos que a Red Sea Global ali está a criar”.
“A marca procurou refletir o percurso de cada planta — emergindo da adversidade, adaptando-se e florescendo contra todas as probabilidades — e, por isso, a identidade cresce organicamente a partir de uma única semente. A linguagem visual baseia-se em formas naturais e tons vibrantes de verde, simbolizando crescimento e renovação“, explica-se em nota de imprensa.
Já para o WAMA, num “projeto pioneiro que visa criar aventuras náuticas”, a VML desenvolveu uma marca cujo nome resulta da combinação das palavras água em inglês (WA) e em árabe (MA).
“O logótipo joga com o reflexo da palavra WA na superfície das águas do Mar Vermelho, que espelha MA, resultando em WAMA. Através desta ideia de reflexo na água, foi criada uma tipografia especial e todas ilustrações e layouts adotam esta linguagem, criando uma comunicação significativa que apela ao conceito ‘sea yourself’“.
Tendo por base a experiência de mergulho no Mar Vermelho, a VML Branding criou também a Galaxea, uma marca “dedicada a proporcionar experiências de desportos aquáticos, cujo logótipo combina elementos gráficos técnicos, como a bússola e o mapeamento, com a figura simbólica de uma tartaruga”.
“A exclusividade e o lado tecnológico da marca refletem-se na sofisticada paleta de cores, baseada no padrão do logótipo e numa tipografia personalizada que, em conjunto, criam um layout exclusivo para as várias aplicações – impresso e motion“, explica-se em nota de imprensa.
A marca de aventura Akun, por sua vez, conta com uma “identidade que desafia através de inúmeras experiências ao ar livre e que apela à preservação do ambiente com uma simbologia inspirada na Terra, Água e Céu“.
No caso da Fly Red Sea, a primeira marca desenvolvida pela equipa portuguesa, trata-se de uma marca de aviação que “pretende elevar a excelência da experiência no Mar Vermelho e que se inspirou nas águas calmas deste lugar único“.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.