Governo prolonga prazos de entrega do Modelo 22 e IES
O Executivo aceitou prolongar os prazos de entrega da declaração Modelo 22 e IES para 30 de junho e 25 de julho, respetivamente. Um pedido que tinha sido feito pelos contabilistas certificados.
As falhas que persistem no Portal das Finanças, consequência do apagão, levaram os contabilistas certificados a pedir um prolongamento dos prazos de entrega da declaração de rendimentos do IRC (Modelo 22) e da Informação Empresarial Simplificada (IES). Um pedido que foi agora aceite pelo Executivo.
O anúncio foi feito por Paula Franco, bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), na conferência realizada esta segunda-feira pela Ordem sobre a gestão sustentável das atividades agrícola e silvícola, em Santarém.
“Tive agora a confirmação da prorrogação dos prazos de entrega da Modelo 22 e da IES”, disse a bastonária. Os prazos passam agora para 30 de junho e para 25 de julho, respetivamente, como tinha sido pedido.
Este prolongamento “deveu-se aos problemas que os portais têm tido desde o apagão. Temos tido problemas graves na submissão de muitas obrigações declarativas“, explicou Paula Franco.
A decisão do Executivo, comunicada à OCC pela secretária de Estado dos Assuntos Fiscais, vai, assim, permitir que “os trabalhos possam ser feitos com a qualidade necessária. É uma boa notícia para os contabilistas certificados e para os empresários”, rematou a bastonária.
“Tal como anunciado, logo no dia 29 de abril, na sequência da interrupção geral de fornecimento de energia elétrica que afetou toda a Península Ibérica, o Governo tem vindo a avaliar os respetivos efeitos para o cumprimento das obrigações fiscais, procedendo aos
ajustamentos do calendário fiscal que se justificam“, afirma o Ministério das Finanças num comunicado enviado a seguir a este anúncio.
“Não obstante até à passada quinta-feira (dia 4 de junho) terem sido já entregues mais de 380 mil declarações Modelo 22, o Governo constatou que, ainda assim, só tinham sido entregues cerca de 60% das declarações apresentadas no ano passado, pelo que o
Executivo decidiu prorrogar o prazo para a entrega desta declaração, até dia 30 de junho” e, no caso da IES, até dia 25 de julho, conclui.
Notícia atualizada às 16h03 com comunicado do Ministério das Finanças
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo prolonga prazos de entrega do Modelo 22 e IES
{{ noCommentsLabel }}