Nicolau Santos justifica exoneração de António José Teixeira com resultados da RTP3
A RTP deverá ter um prejuízo de 18,2 milhões de euros em 2025, interrompendo 15 anos consecutivos de lucros, estima Nicolau Santos.
Nicolau Santos confirmou que os resultados da RTP3 estiveram na origem da exoneração de António José Teixeira, demitido de diretor de informação da RTP e de diretor da RTP3 no início desta semana.
“Eu disse, não uma, não duas, mas três vezes, publicamente que tínhamos de fazer alguma coisa na RTP3, que continua a afundar nas audiências. Recentemente teve meio ponto de audiência, é algo que não existe. Temos um problema na RTP3 e temos de o resolver. Não me dou por vencido e mais, dentro do caderno de encargos que apresentei ao diretor indigitado, um deles, está lá claramente, é recuperar a RTP3 e colocá-la num patamar mais condigno”, afirmou o presidente da RTP em entrevista ao Expresso.
Além do plano de rescisões, a empresa tem em curso investimentos de cerca de 16 milhões na remodelação de instalações, nomeadamente os estúdios, e na compra de material. Nicolau Santos refere que foi pedido – e já autorizado pelo Governo – um financiamento de 40 milhões de euros. Em 2025, a RTP deverá ter um prejuízo de 18,2 milhões de euros, interrompendo 15 anos consecutivos de lucros, estima o presidente. O regresso aos lucros deverá acontecer em 2027.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.