Media

Amazon vai pagar 17 milhões por ano ao New York Times para usar artigos para treinar IA

Lusa,

Esta é a primeira vez que o New York Times chega a um acordo do género. 20 milhões de dólares representa aproximadamente 1% do orçamento operacional da empresa em 2024.

A Amazon concordou em pagar ao The New York Times (NYT) pelo menos 20 milhões de dólares (17 milhões de euros) anuais pelo acesso a artigos e conteúdos jornalísticos para treinar os seus modelos inteligência artificial (IA).

Como parte do acordo, que tinha sido anunciado em final de maio, o NYT permitirá à gigante tecnológica liderada por Jeff Bezos usar conteúdos do jornal, da sua publicação de culinária (NYT Cooking) e do seu parceiro desportivo The Athletic para alimentar as suas ferramentas de IA. A informação foi avançada pelo The Wall Street Journal.

Na prática, isso irá permitir a possibilidade de visualizar resumos em tempo real e partes de artigos do The New York Times em serviços e plataformas da Amazon, incluída a assistente virual Alexa, assim como a capacitação de outros modelos criados pelas empresas de Bezos, que detém também o The Washington Post, concorrente direto do NYT.

Esta é a primeira vez que o New York Times chega a um acordo de licença centrado na tecnologia de IA generativa. Para o NYT, 20 milhões de dólares representa aproximadamente 1% do orçamento operacional da empresa em 2024, de acordo com o The Wall Street Journal.

O acordo parece marcar uma mudança de estratégia do título nova-iorquino relativamente à IA. Em 2023, o grupo de media processou a OpenAI e a Microsoft por violação de direitos de autor, acusando as tecnológicas de utilizarem milhões de artigos publicados pela icónica publicação para treinar os seus ‘chatbots’ sem qualquer compensação financeira.

Vários media norte-americanos e europeus, como Le Monde (França) e Prisa Media (Espanha), chegaram a acordos de conteúdos com a OpenAI para os próximos anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.