Alemã Hennig investe 50 milhões em fábrica na Figueira da Foz
Conversas com a Câmara duravam há mais de um ano. O início de laboração é esperado para janeiro de 2027, com o investimento total a atingir os 50 milhões de euros.
A Hennig, companhia alemã formada há 75 anos em Munique, vai incluir Portugal na sua estratégia de descentralização da produção, tendo já adquirido o terreno necessário na zona industrial do Pincho, na Figueira da Foz.
O investimento resultará na criação de 452 postos de trabalho “numa fase inicial” e “mais de 600” num momento posterior, explica, ao ECO/Local Online, a vice-presidente da autarquia, Anabela Tabaçó. Na nova fábrica na Figueira da Foz, a Hennig desenvolverá produtos do setor da metalomecânica e mecatrónica, diz.
O negócio começou a ser desenvolvido em setembro de 2024, quando os alemães apresentaram uma manifestação de interesse, após um contacto inicial com a AICEP. O início de laboração é esperado para janeiro de 2027, com o investimento total a atingir os 50 milhões de euros, esclarece a Anabela Tabaçó.
“A empresa veio cá, mostrámos o que estávamos a fazer [na zona industrial] e, desde o início, manifestaram interesse. A localização mesmo ao lado da autoestrada foi para eles importante”, afirma Anabela Tabaçó.
A nova fábrica abrangerá a totalidade dos oito lotes da zona industrial de Pincho, próximo do nó da A17 em Quiaios, a norte da Figueira da Foz. Os responsáveis da empresa “contam iniciar laboração em janeiro de 2027”, referiu a autarca.
Com o crescimento da procura por terrenos em zonas empresariais, o município está a desenvolver outras três zonas industriais, esclarece a vice-presidente, explicando que a principal âncora do investimento são as eólicas offshore ao largo da Figueira.
Contactada pelo ECO/Local Online, a Hennig referiu não ser oportuno avançar, para já, com pormenores do negócio.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Alemã Hennig investe 50 milhões em fábrica na Figueira da Foz
{{ noCommentsLabel }}