Marketing

Ikea aproveita polémica com alteração do logótipo da República Portuguesa para comunicar 

Rafael Ascensão,

A Ikea, que tem dado que falar no campo da publicidade, aproveitou a recente polémica relacionada com a alteração do logótipo da República Portuguesa para comunicar e marcar pontos nas redes sociais.

Depois de terem sido várias as marcas que aproveitaram o seu anúncio “sensação”, agora foi a vez de a Ikea aproveitar a recente polémica à volta da alteração do logótipo da República Portuguesa.

Para os que gostam do tradicional ou para os que preferem o moderno, o nosso design é para todos“, diz a Ikea Portugal nas redes sociais numa frase acompanhada por uma imagem alusiva ao logótipo da República Portuguesa, lançado no último ano, e que foi substituído pelo Governo de Luís Montenegro, assim que tomou posse, no final da tarde de terça-feira.

A decisão está a gerar polémica – principalmente dentro dos setores do design e da comunicação – embora especialistas em marcas e comunicação ouvidos pelo +M logo no primeiro momento tenham aplaudido a decisão de recuar na alteração ao logótipo feita durante o Governo de António Costa.

Este é mais um exemplo de publicidade adaptada ao contexto político desenvolvida pela marca de mobiliário e decoração. Tendo em conta que já existe a ideia de que a Ikea é uma marca acessível, a marca resolveu desde o início do ano focar a sua comunicação na atualidade e em temas dos quais as pessoas falam, conforme explicou Mónica Nogueira de Sousa, country marketing manager da Ikea Portugal, ao +M numa entrevista publicada no início desta semana.

Foi através desta estratégia que surgiram os outdoors de janeiro – que incluíram o anúncio “sensação” referido no início deste texto sobre uma estante “Boa para guardar livros. Ou 75.800€” (montante em dinheiro apreendido ao chefe de gabinete de António Costa) – bem como esta publicação nas redes sociais da marca sobre a alteração do logótipo português.

No Instagram, a publicação já conta com mais de 6.300 “likes” e mais de 120 comentários (na altura em que este artigo foi escrito), números bem acima daqueles registados na maioria das publicações da marca.

 

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