A ambição de fazer bom trabalho
Acredito que é possível fazer bom trabalho em qualquer marca ou agência se existir a ambição de, desculpem a redundância, fazer bom trabalho. Se isso acontecer, o resto aparece. Arriscar, por exemplo.
Passei anos em agências e tive o enorme privilégio de trabalhar marcas de diversos setores e com isso conhecer vários departamentos de marketing e formas, até filosofias, de trabalho. De há (alguns bons) anos para cá passei para “o cliente” e conheci outras tantas – mais um privilégio.
Ao longo deste caminho profissional encontrei uma característica comum em todas as marcas e agências que produziam bom marketing/boas campanhas – tinham como ambição principal fazer bom trabalho.
Mas esta característica não deveria estar sempre presente? Sim mas tem dois problemas – é frágil e tem que ser o critério mais importante no processo.
É frágil porque, mesmo não querendo, pode facilmente ser destruída numa cadeia de aprovação por exemplo, às vezes até no controlo de budget ou legal, ou podemos ser nós próprios a detoná-la na gestão que somos obrigados a fazer da nossa carreira.
Tem de ser o critério mais importante nas decisões porque se não for acaba por ser substituída por outro tipo de lemas – o melhor sucedâneo que ouvi foi “antes feito que perfeito”.
O lado bom, ou forte, deste atributo é que quando existe e está alinhado entre pessoas, equipas e parceiros pode ser transformador.
Pessoas alinhadas em apenas querer fazer bom trabalho podem ser contagiosas e influenciar tudo à sua volta, desde a sua equipa à própria empresa onde trabalham. Equipas alinhadas podem ultrapassar enormes obstáculos, descomplicam-se processos e a motivação mantém-se mais tempo. E parceiros alinhados podem mudar negócios, marcas e setores.
Quando temos alinhado como principal objetivo fazer o melhor trabalho possível, ou chegar onde ainda não fomos ou onde ninguém foi, a coragem e o arriscar aparecem organicamente mas também, da mesma forma, estamos mais preparados para lidar com o medo e o desconforto que isso pode causar. Quem quer fazer o melhor sabe que é preciso correr riscos e ser corajoso.
Às vezes o bom trabalho apenas precisa de ver a luz do dia para que produza resultados e crie alinhamento.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
A ambição de fazer bom trabalho
{{ noCommentsLabel }}