Guia para marcar o Euro

  • Francisco Chaveiro Reis
  • 1 Julho 2024

Como devem as organizações agir durante este mês, em que parte do mundo está em suspenso? Estas são algumas possíveis jogadas.

A morte anunciada do papel é exagerada sobretudo em tempos de grandes competições de futebol. As cadernetas de cromos regressam, vindas dos anos 80 para serem estrelas dos escaparates um pouco por toda a Europa e as revistas feitas à medida para a ocasião nascem de todo o lado, ainda que a exata mesa informação esteja disponível online, sem custos e com atualizações ao segundo. Este regresso ao papel anuncia um grande momento para qualquer fanático da bola. Está aí o Campeonato da Europa. Uma máquina gigantesca de marketing, um espetáculo televisionado vendido ao mundo todo e, ocasionalmente, uma competição desportiva. Como devem as organizações agir durante este mês, em que parte do mundo está em suspenso? Estas são algumas possíveis jogadas:

  1. Aproveite – Se a sua marca tem uma ligação história ao mundo do futebol, mesmo que nacional, é de esperar que tenha uma campanha de comunicação que, de forma mais ou menos óbvia, celebre o Euro. É o que se espera de si. Produtos desportivos, petiscos vários e bebidas são ligações mais do que óbvias;
  2. Não se aproveite – Se nunca teve nada a ver com a bola e quer entrar neste campeonato, pense duas vezes. Os consumidores querem ser impactados com verdade e são cada vez mais exigentes. Uma marca que do nada se associa a futebol corre um risco muito sério de ser vista como aproveitadora e quebrar ou pelo menos não criar um laço autêntico com quem quer influenciar;
  3. Arrisque – Há uma terceira via. As ligações têm que começar de alguma forma e uma boa ideia, vinda de uma empresa ou dos seus consultores, pode dar o pontapé de saída para uma ligação duradoura ou simplesmente para uma ação única, que fique na memória;
  4. Pense nos que ficam de fora – Se faz parte da equipa de fora, ou seja, nada quer ter a ver com futebol, pense, como organização, que há outros assim. E não são assim tão poucos. Tente identifica-los (um bom survey online ou um estudo de perceção podem tratar disso num par de dias) e perceber ao que são sensíveis. Uma campanha dirigida aos que querem fazer de tudo para passar ao lado do Euro pode muito bem ser um sucesso;
  5. Decore o horário dos jogos – Tenha à mão um calendário do Euro. Pode querer trabalhar como se nada fosse, mas se quer impactar um determinado público, pense que é bem possível que este esteja colado à televisão (outra ressurreição própria das grandes competições) à hora dos jogos mais importantes, com destaque para os de Portugal. Aquele post, aquela newsletter, aquela ativação, não podem acontecer naquelas duas horas e, possivelmente, não fazem sequer sentido naquele dia;
  6. Motive o balneário – Comunicar para dentro da sua organização é igualmente importante como comunicar para fora. Use o Euro para ações de team building, nem que seja parar tudo para ver um jogo com os colegas, ao som de uma cerveja e de um snack;
  7. Pratique o perdão – Perdoe o seu consultor de comunicação caso ele pareça distraído nas próximas semanas ou evite reuniões a certas horas. Ele volta. E quem sabe, mais feliz e motivado.
  • Francisco Chaveiro Reis
  • partner da Guess What

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