Marketing como ferramenta de RH

  • Luis Lobato Almeida
  • 11:13

Os recursos humanos não são a minha especialidade mas se há coisa que aprendi é que o marketing pode ser uma ótima ferramenta de geração de orgulho, motivação, retenção e recrutamento de talento.

Vou usar os caracteres que o +M simpaticamente me pede para escrever, e que já agora entrego quase sempre atrasado, para contar uma história que aconteceu no Natal e que corrobora a afirmação “marketing como ferramenta de RH”.

Há já alguns anos, numa festa de natal, uma pessoa que trabalhava na mesma empresa que eu, de uma área diferente e que eu não conhecia, disse-me uma coisa que me marcou.

Quis agradecer-me pelo trabalho que o departamento de marketing desenvolvia porque, segundo ele, sempre que dizia que trabalhava na empresa, fosse qual fosse o contexto, ficava automaticamente popular.

As pessoas referiam as campanhas, repetiam-nas, falavam dos conteúdos das redes sociais, entre outras coisas, o que o deixava, além de popular, particularmente orgulhoso de pertencer aos quadros da empresa.

Qualquer marketeer sabe e percebe rapidamente que é importante que o público interno goste do trabalho que o departamento de marketing desenvolve, mas nesse dia percebi o verdadeiro poder que desenvolver trabalho que entusiasme os colaboradores pode ter.

Aquela pessoa provavelmente não só estava um pouco mais motivada por trabalhar na empresa, como tinha orgulho em fazer parte da mesma e isso, no limite, até podia fazer com que quisesse ficar e recomendar a mesma a outros profissionais.

Saber isto também me deixou a mim um pouco mais orgulhoso e motivado, e a partir desse dia, sempre que olho para um conteúdo ou escrevo um briefing, penso se os restantes colaboradores da empresa ficarão tão entusiasmados em relação ao mesmo quanto eu.

Volto a dizer, os RH não são de todo a minha área de especialização mas arrisco dizer que se a vossa empresa quiser motivar um pouco mais os seus colaboradores faça bom marketing; se quiser recrutar mais alguns bons profissionais faça bom marketing; e se quiser reter mais algum talento faça bom marketing.

Pode ser que ajude.

  • Luis Lobato Almeida
  • Brand marketing director

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marketing como ferramenta de RH

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião