Super marketing
De frenéticos gastadores de dinheiro, os profissionais de marketing são uns super-heróis, cientistas do comportamento humano, analistas de dados, guardiões de marcas ou encantadores de clientes.
Historicamente, os profissionais de marketing foram vistos dentro das empresas como frenéticos e inveterados gastadores de dinheiro. É habitual, como sabemos, a colocação de alguns rótulos corporativos a algumas áreas ou funções dentro das organizações, sendo associados determinados adjetivos a advogados, financeiros ou engenheiros.
Em boa verdade, sabemos que grande parte das empresas investem parte do seu tempo, energia, pessoal e recursos na divulgação dos seus produtos e serviços, procurando construir marcas sólidas para se posicionar à frente dos seus concorrentes. Ao longo da segunda metade da década de 2010, os orçamentos de marketing nas empresas em todo o mundo representaram cerca de 10% do total de receitas. No primeiro ano da pandemia, este número caiu para 6,4% antes de voltar a subir para 9,5% em 2022, um valor quase idêntico ao da década anterior.
Há, no entanto, uma fase pós-pandemia onde se verificou a alocação dos orçamentos de marketing a novas áreas como por exemplos nas tecnologias de marketing ou media paga. Esses dois segmentos representaram, respetivamente, 25,4% e 25,7% dos orçamentos anuais de marketing, de acordo com uma pesquisa realizada 2022 entre diretores de marketing em todo o mundo.
Neste período mais recente, os profissionais de marketing tendem a procurar utilizar as tecnologias disponíveis mais avançadas, ao mesmo tempo em que continuam a acompanhar a performance com os tradicionais indicadores-chave de desempenho. Nessa mesma pesquisa, realizada no último trimestre de 2022, são ainda identificadas as principais tendências que os profissionais de marketing planeiam passar a utilizar.
As principais opções dos marketeers centram-se em tópicos como metaverso, realidade virtual, realidade aumentada ou NFT, evidenciando a necessidade de acompanhar a evolução tecnológica e acompanhar as novas necessidades dos consumidores. Da mesma forma, uma pesquisa global realizada em 2023 entre alguns dos principais responsáveis e decisores de marketing procurou saber quais os tipos de dados que seriam mais relevantes para impulsionar os resultados dos seus negócios. As três principais escolhas identificadas pelos profissionais de marketing foram o histórico de compras, a performance das redes sociais e a eficácia do email marketing.
De frenéticos gastadores de dinheiro, os profissionais de marketing são afinal uns super-heróis capazes de desempenhar funções tão diferenciadas como cientistas do comportamento humano, analistas de dados, guardiões de marcas ou encantadores de clientes.
Talvez seja esta uma das razões pelas quais vemos cada vez mais CEO com background ou formação em marketing em todo o tipo de indústrias e geografias. O marketing passou, em definitivo, a liderar o mundo dos negócios e a ser uma área determinante para a criação de valor.
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