Negócios +M

YouTube redobra esforços para impedir uso de bloqueadores de publicidade

Rafael Ascensão,

O YouTube começa a avisar os utilizadores de que ficam impossibilitados de ver vídeos na plataforma depois de assistirem a três vídeos com um bloqueador de publicidade ativo.

O YouTube está a redobrar esforços no combate ao uso de bloqueadores de publicidade por parte dos utilizadores. São já vários os internautas que se queixam de já não conseguirem assistir a vídeos na plataforma enquanto usam um bloqueador de anúncios, o que também já aconteceu com o +M.

Ao tentarem ver vídeos no YouTube enquanto têm ativo um bloqueador de anúncios, os utilizadores começam a ser confrontados com mensagens nas quais é dito que estes bloqueadores violam os termos de serviço da plataforma, referindo que o vídeo será bloqueado até que os utilizadores removam o bloqueador ou o configurem de modo a permitir anúncios no YouTube.

Na mensagem também se encoraja os utilizadores a subscreverem o YouTube Premium, uma versão da plataforma sem anúncios – que permite reproduções offline e em segundo plano – que em Portugal custa 8,49 euros por mês.

Segundo um porta-voz do YouTube terá dito à Business Insider, a empresa lançou “um esforço global para incentivar os utilizadores que utilizam bloqueadores de anúncios a permitir anúncios no YouTube ou a experimentarem o YouTube Premium para uma experiência livre de publicidade“.

O YouTube também estará a avisar os utilizadores de que ficarão impossibilitados de ver vídeos na plataforma depois de assistirem a três vídeos com um bloqueador de publicidade ativo.

Segundo a The Verge, o YouTube começou a testar estas proibições em junho, tendo Oluwa Falodun, porta-voz da Google (dona do YouTube), dito na altura que os bloqueadores de anúncios não eram uma novidade e que já eram amplamente usados.

Falodun disse também que a desativação da reprodução de vídeos (desencadeada pelo uso de bloqueadores de publicidade) era levada “muito a sério” e que só era colocada em prática caso os utilizadores ignorem “repetidamente” os pedidos para permitirem os anúncios no YouTube.

Nos casos em que os utilizadores achem que foram sinalizados falsamente por usarem um bloqueador de anúncios, estes podem comunicar esse problema à plataforma.

Em comunicado, o YouTube lembrou que os anúncios “apoiam um ecossistema diversificado de criadores a nível global, e permitem o acesso de milhões de pessoas aos seus conteúdos preferidos“.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.