PS e PSD chegam a acordo para indicar Helena Sousa como presidente da ERC
O PS e o PSD chegaram finalmente a acordo para a escolha do nome que vai liderar a Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC). Helena Sousa será a presidente e Pedro Gonçalves o vice-presidente.
Helena Sousa, este é o nome da próxima presidente da Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC), depois de meses de negociações entre o PS e o PSD, apurou o ECO junto de duas fontes que conhecem os detalhes deste processo. Oficialmente, não foi possível obter comentários a este nome, mas o acordo está selado entre as direções dos dois partidos e deverá ser anunciado nos próximos dias.
Professora Catedrática do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (ICS), Helena Sousa Foi presidente do ICS entre 2013 e 2019, diretora do Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) e presidente do Conselho de Cursos de Ciências Sociais. E coordenou um trabalho de investigação precisamente sobre a “A Regulação dos Media em Portugal: O Caso da ERC”
Em julho, tinha sido indicada pelo PS para uma lista ao conselho da ERC. Nessa altura, o parlamento elegeu, por voto secreto, com maioria superior a dois terços, a lista conjunta apresentada pelo PS e PSD com quatro novos membros para o Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC). Segundo os dados anunciados em plenário pela mesa da Assembleia da República, para a ERC, em 196 votantes, a lista composta por Helena Sousa (PS), Telmo Gonçalves (PS), Pedro Gonçalves (PSD) e Carla Martins (PSD), obteve 141 votos a favor, 43 brancos e 12 nulos.
A Constituição, recorde-se, estabelece que a Assembleia da República designa quatro dos cinco membros da ERC, sendo depois escolhido um quinto elemento, e o presidente da entidade sai de entre os designados pelo parlamento. O quinto elemento do conselho foi anunciado há dias, e já resultou deste acordo mais amplo entre os socialistas e social-democratas. Assim, os quatro membros eleitos para o Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) escolheram Rita Figueiredo Reis Rola para preencher o último lugar disponível deste conselho, segundo um comunicado enviado à Lusa.
Do acordo parlamentar dos dois maiores partidos, resultou assim que Helena Sousa será a escolhida para suceder a Sebastião Póvoas e Pedro Gonçalves, indicado pelo PSD, será o vice-presidente do conselho regulador da ERC.
De acordo com o Curriculum que consta da página oficial da Universidade do Minho, Helena Sousa foi membro do Conselho Geral Independente da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) e Co-cordenadora do Observatório das Políticas de Comunicação e Cultura do CECS. Em termos de investigação, tem dado especial atenção à regulação dos media, políticas de comunicação, economia política da comunicação, jornalismo e serviço público de média, tanto a nível europeu como no quadro dos países de língua oficial portuguesa. Iniciou a carreira profissional em 1988 como Jornalista no Jornal de Notícias, Porto.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.