Mutualista de Coimbra lança projeto de literacia financeira em escolas e IPSS
Consciente do baixo nível de literacia financeira em Portugal, A Previdência Portuguesa está a desenvolver um projeto para “atacar o problema à nascença”, ou seja, junto dos mais pequenos.
A Previdência Portuguesa vai lançar um projeto de literacia financeira dirigido a alunos do primeiro ciclo da zona centro e algumas IPSS que apoiam a infância e a juventude, para colmatar o baixo nível de literacia financeira em Portugal. Com este projeto, a associação mutualista de Coimbra pretende “ajudar a elevar o nível de literacia financeira”.
“Verificamos várias vezes que as situações precárias das famílias são resultado da falta de literacia financeira. Procuramos colmatar estas dificuldades, cultivando desde cedo a consciência da importância de poupar”, afirma João Carvalho, diretor comercial e de marketing. “Com este projeto pretendemos ir mais longe e apoiar o desenvolvimento da literacia financeira, que, sendo a base para a poupança, tem um alcance maior, e influencia diversos aspetos económico-financeiros da população em geral. A literacia financeira apoia as boas decisões; sem ela estamos mais propensos a cometer erros“, reforça.
Em comunicado, o organismo liderado por António Martins de Oliveira detalha que o projeto procura “construir as primeiras bases para uma boa gestão do dinheiro, apresentando de forma ajustada conceitos como poupança, diferentes gastos, tais como necessidades e desejos, explicar de onde vem o dinheiro e o que é um orçamento”.
Em Portugal, apenas 11% da população tem níveis elevados de literacia financeira, o que contrasta com a média europeia (18%), de acordo com um inquérito realizado pela Comissão Europeia. Consciente desta problemática, A Previdência Portuguesa diz que “pretende ajudar a elevar o nível de literacia financeira”.
Fundada a 11 de janeiro de 1929 em Coimbra, A Previdência Portuguesa conta com quase sete mil associados e ressalva que “sempre pautou a sua atuação pelos valores da solidariedade, igualdade, proteção, cidadania e inclusão social”. A associação mutualista presta também serviços de complementaridade à Segurança Social nas áreas da Vida, Saúde, Educação e Apoio Social aos seus associados e familiares.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mutualista de Coimbra lança projeto de literacia financeira em escolas e IPSS
{{ noCommentsLabel }}