Sites ainda dominam compras online, mas apps ganham terreno em 2023
O universo de compradores que diz usar tanto os sites como as app para fazer as suas compras aumentou 1.5 pontos percentuais, passando a representar 38,9% dos consumidores.
Cerca de dois terços da população portuguesa já faz compra online. O número tem vindo a crescer durante a última década e deverá manter-se no futuro próximo, sendo acompanhada pela diversificação dos canais digitais através procurados pelos consumidores.
Em 2023, revela a Marktest, as aquisições feitas de forma exclusiva através dos sites continuam a predominar entre o universo de 62% da população portuguesa que diz fazer habitualmente compras online. No entanto, as compras através de aplicações móveis (apps) têm ganho terreno.
Segundo o Barómetro E-commerce, o número de consumidores online que diz fazer as suas compras apenas através de apps cresceu para 8%, uma variação de 1.7 pontos percetuais em relação ao ano anterior.
Por outro lado, mais de 52% dos compradores online assumiram fazer as suas compras só através de sites, o que traduz uma quebra de 3.3 p.p. face a 2022.
Já o universo de compradores que diz usar ambos os canais para fazer as suas compras também aumentou 1.5 p.p., passando a representar 38,9% dos consumidores.
Analisando pelas categorias de produtos que mais são compradas online, a liderança é assumida pelo “vestuário e calçado”, que representa 70,7% dos hábitos de compra online dos consumidores, seguida pela categoria “viagens ou alojamentos para férias” (54,8%) na segunda posição.
Já o terceiro lugar é ocupado pela categoria “bilhetes para espetáculos ou eventos desportivos”, que foi aquela que mais subiu em 2023, tendo registado um incremento de 7.7 p.p. face ao ano anterior e atingindo 53,1%.
Segundo o estudo anual, que realizou seis mil entrevistas, o vestuário, as viagens e os bilhetes são não só “as categorias de produtos mais compradas, mas também as que apresentam o maior índice de aumento de compra no futuro”.
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