Construção do metrobus em Braga arranca em 2025 com duas linhas e 12,2 quilómetros de extensão
Numa fase inicial, a rede terá duas linhas e uma extensão de 12,2 quilómetros. Projeto do sistema de Bus Rapid Transit (BRT) prevê expansão posterior até quatro linhas e total de 22,5 quilómetros.
Ricardo Rio garante que a construção do sistema de Bus Rapid Transit (BRT) na cidade de Braga vai arrancar no início do primeiro semestre de 2025. O projeto tem um custo de 150 milhões de euros, sendo que 100 milhões são financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O presidente da Câmara Municipal de Braga lembrou que o município está “fortemente empenhado” na transição da mobilidade urbana no sentido de assegurar a sustentabilidade ambiental no concelho e contribuir para esse objetivo a nível nacional.
“Pela sua modernidade, fiabilidade, frequência e rapidez de circulação, o sistema BRT vai garantir maior atratividade, sobretudo na malha urbana onde serve a maior parte da população”, afirmou o autarca social-democrata durante as Jornadas Navegante, no Palácio Nacional de Queluz.
Numa fase inicial a rede terá as referidas duas linhas e a extensão de 12,2 quilómetros, prevendo que se expanda posteriormente para quatro linhas numa extensão total de 22,5 quilómetros.
Ricardo Rio destaca que a inclusão do projeto na última revisão do PRR possibilitou alocar 100 milhões de euros no BRT de Braga, valor que corresponde a 66,6% do orçamento do projeto – no total, são 150 milhões de euros -, que financiará a construção de duas das quatro linhas do BRT. “Numa fase inicial, a rede terá as referidas duas linhas e a extensão de 12,2 quilómetros, prevendo que se expanda posteriormente para quatro linhas numa extensão total de 22,5 quilómetros”, explicou.
Por onde vai passar o metrobus?
A execução do projeto é da responsabilidade dos Transportes Urbanos de Braga (TUB), que prevê a utilização de veículos descarbonizados. A autarquia adiantou ao ECO/Local Online que o BRT irá ligar diversos polos geradores de tráfego na cidade, como a estação de comboios, o Centro Coordenador de Transportes de Braga, a Universidade do Minho, o Hospital, o International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL), superfícies comerciais e zonas de maior densidade populacional.
Serão construídas duas linhas: a Linha Amarela, entre a Estação Ferroviária e a Avenida Robert Smith, com seis quilómetros de extensão e dez estações; e a Linha Vermelha, entre a Estação Ferroviária e o Hospital de Braga, com 6,2 quilómetros e dez estações.
Uma das linhas previstas no financiamento do PRR fará a ligação entre a Estação de Comboios e o Hospital de Braga através das Avenidas Imaculada Conceição, João XXI e João Paulo II. A segunda linha liga a Avenida Robert Smith à Estação de Comboios através das Avenidas Frei Bartolomeu dos Mártires, Padre Júlio Fragata e António Macedo, com passagem ainda pelo Centro Coordenador de Transportes de Braga (CCTB) e Praça Conde de Agrolongo.
Autarca quer eliminar “autoestradas urbanas”
Citado em comunicado, o autarca minhoto realçou que “neste momento vai ser lançado o concurso para o estudo prévio, ao qual se seguirá o projeto de conceção e implementação que terá a duração prevista de cerca de seis meses e, posteriormente, irá decorrer todo o processo de construção”.
Ricardo Rio sublinhou que o BRT “é a solução mais económica, atrativa e de rápida implementação” e tem uma “forte componente de regeneração urbana, uma vez que Braga foi projetada com verdadeiras autoestradas urbanas” com trânsito de concelhos limítrofes que atravessam a cidade.
“Um dos grandes desafios da implementação do BRT é a humanização desses espaços, ou seja, vamos utilizar este projeto para abrandar o trânsito, criar condições de circulação para peões e para modos suaves de mobilidade, suprimir os atravessamentos em túnel e viaduto e criar zonas de atravessamento mais seguras e acessíveis. Esta é uma dimensão crucial do trabalho que estamos a desenvolver e que irá ligar diversos polos geradores de tráfego na Cidade”, destacou Rio.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Construção do metrobus em Braga arranca em 2025 com duas linhas e 12,2 quilómetros de extensão
{{ noCommentsLabel }}