Comic Con avalia impacto económico mínimo de 27,4 milhões na região Norte
Estudo encomendado pela organização mediu impacto económico pelas despesas de consumo final dos 155 mil participantes e pelos gastos com a produção do festival de cultura pop realizado na Exponor.
A 10ª edição da Comic Con Portugal, realizada em março na Exponor (Matosinhos), terá gerado um “impacto económico direto na região entre os 27,4 e os 46,4 milhões de euros”, medido pelas despesas de consumo final dos participantes e pelas despesas da organização com a produção do evento. Os dados fazem parte de um estudo da ISAG – European Business School e do Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa.
O documento realça ainda que, de uma perspetiva nacional, o evento terá gerado um impacto económico para o país até 89,6 milhões de euros. “Aos 89,6 milhões de euros de impacto económico, traduzem-se valores impulsionadores de setores relacionados a alojamento, restauração e lazer. Os visitantes do evento oriundos de outros destinos, que não a Área Metropolitana do Porto, indicaram que os gastos médios em alojamento rondam os 100 euros, sendo o total dos gastos diários médios de 327 euros“, lê-se no comunicado.
Reclamando o estatuto de evento de grande relevância para o turismo em Portugal, sobretudo para a Área Metropolitana do Porto, a organização da Comic Con Portugal refere ainda que 88% dos visitantes afirmaram ter sido este evento foi o “grande motor” da sua deslocação e da permanência na região.
Durante os quatro dias, passaram pelo festival de cultura pop mais de 155 mil participantes, o que correspondeu a um aumento de 27,5% face a 2022 e de quase 10% em comparação ao anterior máximo, registado em 2019, antes da pandemia de Covid-19. Ao terceiro dia, a edição deste ano bateu o recorde de visitantes dentro do recinto, entre todos os eventos realizados pela Exponor nos últimos dez anos.
“A Comic Con Portugal 2024 consolidou-se como um evento culturalmente significativo e economicamente impactante ao longo dos seus dez anos de existência. Nesta última edição, além de criarmos uma experiência ímpar para o visitante e agentes envolvidos, fomentámos o impulso para o consumo de turismo na região, que se traduz numa expansão da economia especialmente no município do Porto, Matosinhos e Gaia,” afirmou Paulo Rocha Cardoso, diretor geral da Comic Con Portugal, citado em comunicado.
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