Von der Leyen contrata por 5,2 milhões agência sem meios suficientes para a sua campanha
A agência tem 10 elementos dedicados à campanha de Von der Leyen, mas apenas três deles pertencem à empresa.
No âmbito da campanha para a sua reeleição, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, alocou 5,2 milhões de euros num contrato com a agência de comunicação alemã Cosmonaut & Kings. Mas, a apenas um mês das eleições, a agência não tem capacidade para gerir a campanha, segundo o EUobserver.
O jornal, que cita uma “fonte próxima” ao Partido Popular Europeu (PPE), refere também que os mais de cinco milhões de euros alocados têm em grande parte origem em dinheiros públicos, tendo em conta que é investido pelo PPE, que recebe três quartos dos seus fundos por parte do Parlamento Europeu e um quarto dos seus membros.
De facto, a agência de comunicação alemã encontra-se a contratar para uma campanha no âmbito das eleições europeias, conforme uma publicação no LinkedIn do seu diretor e co-fundador, Juri Schnöller, que é também conselheiro sénior do gestor de campanha de Ursula von der Leyen.
Também segundo o EUobserver, Juri Schnöller disse que a sua agência tem 10 elementos dedicados à campanha, mas a “fonte próxima” do PPE disse que três deles são da empresa, enquanto os outros foram “subcontratados à última da hora”, depois de se ter reconhecido que não havia recursos suficientes para a campanha.
A mesma fonte aponta ainda que, embora o PPE tenha recebido propostas por parte de agências de maior dimensão – como a ZN Consulting, sediada em Bruxelas – a presidente da Comissão Europeia optou pela agência alemã que tem pouca experiência em campanhas eleitorais.
No entanto, e embora afirmando que esta é a primeira vez que a agência se relaciona com o PPE em termos de campanhas, o diretor da Cosmonaut & Kings refere que a sua agência já trabalhou com “vários partidos e candidatos de todo o espetro político alemão (excluindo partidos de extrema-direita e de extrema-esquerda), incluindo os que são afiliados do PPE”.
Para a campanha de 2014 de Jean-Claude Juncker, a ZN Consulting empregou 20 pessoas, avança ainda o mesmo meio de comunicação.
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