Café Joyeux chega ao metaverso pela mão da Instinct
Disponível em português, francês e inglês, o metaverso do Café Joyeux é acessível através de desktop, tablet, smartphone ou óculos de realidade virtual.
O Café Joyeux também já abriu portas no metaverso, numa iniciativa que visa chegar aos mais jovens e ir ao encontro das “novas tendências que estão a moldar o futuro”. O projeto foi desenvolvido pela agência de inovação Instinct e alojado na plataforma Spatial.
Qualquer pessoa já pode assim aceder ao metaverso do Café Joyeux, devendo para isso criar um avatar ou entrar anonimamente (com um avatar aleatório). Os visitantes são então recebidos por avatares interpretados por colaboradores reais com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento (DID).
Os visitantes podem ainda, neste espaço virtual, conhecer a missão do Café Joyeux, pedir um café, conversar com outros avatares, fazer donativos, descobrir produtos que podem encomendar para o mundo real ou aceder à loja virtual, onde podem comprar equipamentos para os seus avatares.
“Inovar constantemente e captar a atenção de todas as faixas etárias, nomeadamente dos mais jovens – futuros profissionais – é extremamente relevante na nossa missão de promover uma sociedade mais aberta à diferença e capaz de não excluir ninguém“, diz Filipa Pinto Coelho, presidente da Associação VilacomVida e CEO do Joyeux em Portugal, citada em comunicado.
“Apoiar o Café Joyeux é, para nós, apoiar toda a sociedade a ser mais esclarecida, tolerante e mais responsável na verdadeira inclusão social. É notável o que o Café Joyeux e a Associação VilacomVida conseguiram fazer em tão pouco tempo, trazendo um novo olhar sobre a diferença que merece ser ampliado também nos mundos virtuais”, diz, por sua vez, Sandra Lucas Ribeiro, managing partner da Instinct.
Disponível em português, francês e inglês, o metaverso do Café Joyeux é acessível através de desktop, tablet, smartphone ou óculos de realidade virtual.
Tendo aberto o seu primeiro espaço em Portugal em 2021, o Café Joyeux conta atualmente com quatro cafés-restaurantes nos concelhos de Cascais e Lisboa, empregando um total de 30 colaboradores com DID.
O Café Joyeux de Cascais, o estabelecimento mais recente e que celebra um ano de existência precisamente nesta altura, já serviu mais de 2.700 refeições e de 5.800 cafés, dispondo de 16 colaboradores (dez jovens com DID, três supervisores de sala, dois supervisores de cozinha e um gerente).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.