Paramount e Warner Bros reavaliam os seus canais por cabo em menos 15 mil milhões
Enquanto a Paramount reviu o valor dos seus canais por cabo em menos de seis mil milhões, a Warner Bros Discovery assumiu uma desvalorização de nove mil milhões dos seus canais pagos.
A Paramount e a Warner Bros, duas das maiores empresas de televisão dos Estados Unidos da América (EUA), admitiram que os seus canais por cabo valem menos 15 mil milhões de dólares face ao valor a que estavam avaliados.
Enquanto a Paramount reviu o valor dos seus canais por cabo (como MTV ou Nickelodeon) em menos de seis mil milhões, a Warner Bros Discovery assumiu uma desvalorização dos seus canais por cabo (que incluem a CNN, HBO ou Food Network) de nove mil milhões, avança o Financial Times (FT), que refere que estas revisões destacam o “colapso acelerado” daquele que já foi um dos negócios mais lucrativos da história do setor.
Este declínio tem vindo a ser causado pelo crescimento dos serviços de streaming, que tem motivado muitos utilizadores a cortarem nos serviços de televisão por cabo. Na verdade, segundo uma análise da MoffettNathanson, a estimativa é de que 2,4 milhões de pessoas tenham cancelado a sua assinatura de televisão por cabo durante os primeiros três meses do ano nos EUA, naquele que é o pior trimestre já registado, revela o FT.
Segundo o analista Craig Moffett, citado pelo jornal britânico, estas empresas entraram num “ciclo vicioso” ao transferirem o melhor da sua programação televisiva para as plataformas de streaming, o que tem acelerado o colapso dos canais televisivos. Moffet prevê que em 2028 existam apenas 50 milhões de assinantes de televisão por cabo nos EUA, numa expressiva diminuição face aos 73 milhões que existiam em 2023.
Embora os serviços de streaming tanto da Paramount como da Warner Bros tenham melhorado o seu desempenho no último trimestre, o lucro que geram ainda é escasso, o que não compensa as perdas dos canais de televisão por cabo. Entretanto, a Paramount já anunciou que vai cortar cerca de 15% da sua força de trabalho.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.