“Era só o que faltava”: ERA aposta no humorista Guilherme Duarte para se aproximar dos mais jovens
Para simplificar um tema considerado complicado - a compra de casa - a marca optou pela criação de uma websérie de seis episódios, apostando no humorista Guilherme Duarte como protagonista.
É com o objetivo de “preencher uma lacuna na comunicação do mercado imobiliário português para um público mais jovem” que a ERA Portugal lança a campanha “Era só o que faltava”, procurando brincar e simplificar algo que pode ser encarado como complicado, apostando para isso numa colaboração com o humorista Guilherme Duarte.
Embora o Governo e os media tenham vindo a dar “muita atenção” a este tema ao longo dos últimos meses, “a comunicação das marcas ainda não o faz e por isso quisemos assumidamente dar início a esta conversa“, explica Mariana Coimbra, diretora de marketing da ERA Portugal.
“No entanto, para comunicar com este público temos de adaptar não apenas a mensagem como também o próprio formato. Conteúdo em vez de publicidade, entretenimento em vez de informação. É assim que surge uma campanha assumidamente de branded content, 100% digital“, acrescenta ao +M.
Neste sentido, a marca optou pela criação de uma websérie de seis episódios que tem o humorista Guilherme Duarte como protagonista. Em formato de monólogo humorístico e em sketches mais satíricos, vai ser “esmiuçado” ao longo dos próximos meses “todo o processo de procura e compra de casa, bem como os seus intervenientes, exacerbando os desafios, brincando com as vicissitudes inerentes e aproximando-nos de uma experiência coletiva complexa, cansativa e bastante emocional – que com a ERA poderia ser bem mais simples”, diz a responsável.
“Este é um caminho no qual temos apostado já há algum tempo, sobretudo desde que as palavras ‘incerteza’ e ‘crise’ assolaram o setor pós-pandemia, mas queremos agora adaptar essa comunicação a um formato mais descontraído, cómico, mas que não deixa de ser bastante informativo”, refere ainda Mariana Coimbra.
O objetivo passa assumidamente por conseguir uma aproximação a um público mais jovem, “historicamente mais desligado do setor”, adaptando o conteúdo e os canais às suas tendências de consumo.
“Queremos que a marca ERA possa começar a fazer parte do seu dia-a-dia, com o propósito maior de fazer crescer a notoriedade e reputação da marca junto deste target. Além disto, pretendemos informar o nosso público-alvo, com leveza, sobre o processo de compra e venda de casa, posicionando-nos como especialistas na matéria e, sobretudo, como uma marca capaz de falar diretamente para eles. Por fim, queremos criar um conteúdo diferenciador e adequado para assinalar o lançamento do nosso canal oficial de TikTok“, diz Mariana Coimbra.
Para alcançar estes objetivos, a ERA contou com o trabalho da Pepper, a sua agência digital, em cocriação com a Setlist, equipa criativa e de produção que acompanha Guilherme Duarte. Além disso, houve também um “grande envolvimento da equipa interna da ERA Portugal, tanto do marketing como também de quem está no terreno”, sublinha a responsável.
Sobre a associação a Guilherme Duarte, esta surge tendo em conta que este é “um dos mais conceituados humoristas da nova geração em Portugal, com um público-alvo muito diversificado e abrangente”, mas onde a maior fatia é precisamente a dos 25 aos 34 anos (40,8%), faixa etária que a marca tem interesse em impactar.
“Contudo, mais do que um target em específico, o que nos convenceu no Guilherme foi a sua capacidade de falar tanto para a geração Z como para as gerações anteriores. Na verdade, a maioria dos jovens a comprar casa atualmente pertencem ainda aos ‘millennials’ e não queríamos deixar de falar tanto para estes como para outros públicos-alvo mais habituais nas nossas campanhas”, avança Mariana Coimbra.
“Além disto, o Guilherme consegue abordar temas sérios, de forma bastante credível, com grande leveza e humor, exatamente o que pretendíamos para esta campanha. Por tudo isto, houve um match perfeito entre o perfil do Guilherme, a nossa equipa e os objetivos desta campanha”, afirma, acrescentando que “a cereja no topo do bolo” passou pelo facto de o humorista ter recentemente comprado casa com a ERA.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.