Rendemo-nos a um trio de Wellingtons na esplanada mais bonita de Cascais

  • Rita Ibérico Nogueira
  • 29 Novembro 2024

A estação já pede comida de aconchego, por isso o Bougain Restaurant & Garden Bar não perdeu tempo e foi repescar um clássico do seu menu: o beef Wellington.

A pedido de muitos clientes, o prato britânico que remonta aos tempos da batalha de Waterloo deixou de aparecer sazonalmente na carta para ocupar lugar permanente na mesma. E as novidades não acabam aqui: a carta do Bougain não recebe apenas um novo Wellington, mas sim três. Ao tradicional de carne de vaca junta-se a versão com salmão e espinafres e a vegetariana (a Fora de Série provou e é deliciosa), com abóbora. O melhor de tudo? É que nesta esplanada, mesmo no pino do Inverno, nunca vamos sentir frio.

Esta é mesmo a esplanada mais bonita de Cascais. Ninguém diria que estamos mesmo no centro da vila, em plena Avenida Valbom, a dois passos da estação de comboios e do trânsito compacto que engrossa nesta altura do ano. O Bougain Restaurant & Garden Bar, inaugurado em 2023 num icónico chalé aristocrático, é já uma referência para as famílias de Cascais, que ao fim-de-semana escolhem este espaço, aberto para almoço até às 16h30, para os seus brunchs.

Os dias refrescaram e as noites ainda mais. Mas isso não nos impede de escolher a esplanada para ficar para jantar, já que a mesma está aquecida e, mesmo os mais friorentos têm direito a mantas para colocar sobre as pernas.

Mas vamos ao que nos trouxe aqui: o regresso dos Wellingtons a este espaço que pratica uma cozinha clássica e sem pretensões, aliada a um serviço de excelência num ambiente especial. Somos recebidos pelo António, que nos acompanhou nesta noite, incansável nas suas sugestões para uma experiência ainda mais requintada. A carta, assinada pela chef Diana Roque e com a curadoria de Miguel Garcia (Grupo São Bento), é vasta e variada na sua tradição portuguesa com inspiração mediterrânica. Temos ostras do Sado, lombos de bacalhau com broa e tapenade de azeitona, bochechas de porco preto com arroz cremoso e queijo da ilha ou toucinho do céu, já clássicos desta mesa.

Optamos por um Wellington vegetariano de entrada (embora tenhamos ficado a salivar pela sopa de cebola gratinada, que deixamos para uma próxima visita) e deliciamo-nos com esta versão suculenta e cheia de sabor. Está no ponto, com a massa folhada fumegante a deixar antever a abóbora bem cozinhada sobre uma cama de cogumelos, tão outonal como deliciosa. Para prato principal, para privilegiarmos diferentes opções, escolhemos um bife tártaro – prodigiosamente preparado e temperado à nossa frente pelas mãos da Regina – e um entrecôte com batata frita e molho Café Paris, mal passado, para partilhar.

 

 

A seleção de vinhos ficou a cargo no António, o nosso fiel escudeiro, que nos brindou com excelentes escolhas: um Vallado Prima branco de 2023, Douro, para acompanhar o Wellington; um Domínio do Açor Vila Romana de 2021, tinto do Dão, para as carnes.

Para finalizar a sublime experiência, uma sobremesa a roçar a pornografia: a bomba de chocolate com caramelo salgado cremoso (na foto em cima). Sem palavras para a descrever, só mesmo experimentando. Vale cada colherada.

Bougain Restaurant & Garden Bar

Av. Valbom, nº13 – Cascais
https://bougain.pt

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rendemo-nos a um trio de Wellingtons na esplanada mais bonita de Cascais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião