Televisão

TVI fecha janeiro com 0,8 pontos de vantagem em relação à SIC

Carla Borges Ferreira,

A TVI entrou em 2025 como o canal líder de audiências e a CNN Portugal como o canal mais visto de informação. Nos generalistas, a SIC recuperou o prime-time, revela a análise da Dentsu/Carat.

A TVI fechou o primeiro mês do ano com um share de 16%, uma vantagem de 0,8 pontos percentuais em relação à SIC. Com uma audiência média de 4%, a estação da Media Capital foi acompanhada por uma média de 347,9 mil telespectadores. A SIC, por seu turno, registou em janeiro uma audiência de 3,8% e foi vista em média por 329,9 mil pessoas, revela a análise da Dentsu/Carat para o +M/ECO.

Já a RTP1, com um share de 11,8% e uma audiência média de 2,9%, foi seguida em média por 256,3 mil telespectadores e a RTP2, com um share de 0,8% e uma audiência média de 0,2%, foi seguida por 16,9 mil pessoas.

Analisando por horários, a estação da Media Capital liderou entre as 14h e as 18h e das 24h em diante. A SIC recuperou o período entre as 20h e as 24h e é também o canal mais visto das 12h às 14h e a RTP1 lidera nas manhãs e também no período de acesso ao prime-time.

Dos 15 programas mais vistos, seis são da SIC, cinco da TVI e quatro da RTP. A SIC, recorde-se, transmitiu dois jogos da final four da Taça da Liga, a meia-final Sporting CP x FC Porto, no dia 7 de janeiro, e a final, a 11 de janeiro, os programas mais vistos do mês.

 

No cabo, a CMTV segue na liderança, agora com um share de 5,9% e uma audiência média de 129,1 mil pessoas. Na informação a primeira posição continua com a CNN Portugal, com um share de 2,3% e uma audiência média de 50,9 mil telespectadores. Segue-se a SIC Notícias, com um share de 1,8% e uma audiência média de 38,1 mil telepectadores, e o News Now, com um share de 1,1% e uma audiência média de 23,9 mil pessoas.

Star Channel, Hollywood, Globo, SIC Mulher, Star Movies e Star Movies, Star Life e TVI Reality são os restantes canais que compõem o top 10 dos canais mais vistos.

Nos programas, composto na grande maioria por formatos da CMTV, de assinalar a entrada de dois programas da SIC Mulher em janeiro.

kkkkk

 

Nota Técnica para a produção da análise evolutiva e mensal
Dados: Yumi / Caem_TV Fonte: Mediamonitor/ GFK Análise Dentsu/Carat para o +M/ECO
Outros: Vídeo, DVD, VHS, Blu-Ray, satélite, consolas, unmatch (além dos 150 canais medidos e o time-shift com um delay de sete dias), plataforma dos operadores (vídeo clube, jogos)
Aud. Total: Percentagem de indivíduos que contactaram um canal, pelo menos uma vez.
Aud. Média: Audiência provável que contacta com o canal em qualquer momento do período respetivo.
Tempo médio despendido: Média do tempo que cada indivíduo contactado despendeu com um canal num determinado período.
Share Aud.: Percentagem de tempo que é despendido a ver um dado canal relativamente ao tempo total de visão do meio (televisão) num determinado período.

Top produzido para programas “Net” (TeleReport), com duração superior a três minutos. Audiência corresponde à média ponderada das partes do programa. Não são considerados como programas: Sorteios e Tempo de Antena.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.