Governo ultima concurso para garantir distribuição de publicações em todo o país
Uma das medidas do plano de Ação para os Media, apresentado pelo Governo em outubro, é a garantia de distribuição de publicações periódicas em todos os concelhos do país.
O Governo vai lançar dentro de “poucas semanas” um concurso público internacional, tendo em vista garantir a distribuição de publicações “em todo o país”, anunciou o ministro dos Assuntos Parlamentares.
Na sessão de encerramento da cerimónia comemorativa do 50.º aniversário da Vasp, o ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, lembrou que uma das 30 medidas que consta do plano de Ação para os Media “passa precisamente pela garantia da publicação e da distribuição de publicações em todo o país” e revelou que o Governo está “a poucas semanas de lançar um concurso público internacional” que permitirá ao Estado participar “nesse esforço necessário” para que todos os cidadãos tenham acesso a “publicações, jornais, revistas, livros, etc”, em qualquer ponto do país.
Uma das medidas do plano de Ação para os Media, apresentado pelo Governo em outubro, é a garantia de distribuição de publicações periódicas em todos os concelhos do país, bem como o apoio à distribuição de publicações periódicas para zonas de baixa densidade populacional.
O ministro dos Assuntos Parlamentares destacou ainda o papel “de referência incontornável” da Vasp no setor da distribuição de publicações, destacando que as cinco décadas de existência da empresa “confundem-se com a história da democracia portuguesa”, dado que ambas “nasceram” em 1974.
“Sem a Vasp uma parte do país teria continuado às escuras, apesar de já viver em liberdade“, afirmou Pedro Duarte, na cerimónia que decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Apesar de sublinhar que a comunicação social “enfrenta hoje inúmeros desafios”, o governante indicou que a distribuidora “tem ultrapassado vários obstáculos”, desde as “grandes transformações políticas e sociais” da década de 70, à “mudança dos hábitos de consumo dos leitores” nos anos 90 até às mudanças nas cadeias de distribuição na pandemia.
Isto significa “que é possível superar as crises, adaptar-nos às mudanças, aproveitar as oportunidades para inovar“, enalteceu Pedro Duarte, desejando ainda que a Vasp “continue a desempenhar um papel essencial para a indústria editorial, expandindo a sua atuação para novas áreas e reforçando parcerias estratégicas, que garantam a relevância deste setor no futuro, seja através da distribuição física ou de soluções digitais”, apontou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.