Nova IMS lança nova imagem institucional desenvolvida pela Ivity
A Nova IMS apresenta uma nova imagem institucional, baseada no conceito “Data Visionaries”, num rebranding que pretende ser a sua "afirmação estratégica". O diretor da faculdade explica como.

A Escola de Gestão de Informação e Ciência de Dados da Universidade Nova de Lisboa (Nova IMS) apresenta-se com uma nova imagem institucional, desenvolvida pela Ivity Brand Corp.
Esta nova imagem é a “continuidade natural de um percurso de sucesso”, o qual mostrou que este “era o momento de dar um passo em frente também na forma como nos apresentamos ao mundo”, diz Miguel de Castro Neto, diretor da Nova IMS. “Queríamos uma marca que traduzisse melhor aquilo que já somos — uma escola global, inovadora, aplicada e com impacto — e que, ao mesmo tempo, projetasse a nossa ambição de futuro“, explica ao +M.
Para isso, a instituição apostou no conceito “Data Visionaries“, que exprime a “capacidade de ver para além da superfície, encontrar clareza na complexidade e transformar dados em conhecimento útil“. “É um conceito que nos identifica, mas que também nos projeta, porque queremos ser reconhecidos como uma referência mundial na formação de profissionais e investigadores capazes de usar dados para gerar valor económico, social e científico”, acrescenta.
E o rebranding vai além de um novo logótipo, funcionando antes como uma “afirmação estratégica“, sublinha o responsável. “É a tradução visual e conceptual de uma escola que cresceu, que se internacionalizou, que tem provas dadas, e que agora se apresenta ao mundo com uma voz mais clara, mais forte e mais global. É uma forma de consolidar o caminho feito e, ao mesmo tempo, abrir novas portas para o futuro”.

A nova marca enquadra-se num projeto mais amplo de transformação da faculdade, que tem procurado reinventar-se “no modo como ensina, investiga e se liga ao mundo”, seja com a criação de uma nova licenciatura em Ciência de Dados e de unidades curriculares centradas em temas como inteligência artificial generativa ou cibersegurança, ou com o desenvolvimento de um novo modelo pedagógico.
A instituição de ensino encontra-se também a investir em novos formatos de ensino híbrido, na confrontação dos alunos com desafios reais através de colaborações com empresas, municípios e organismos públicos, assim como na investigação e na internacionalização, tendo firmado recentemente parcerias com universidades dos Estados Unidos, Brasil e Macau, que permitem desenvolver programas conjuntos, investigações colaborativa e projetos aplicados em diferentes contextos.
“Em resumo, esta transformação é transversal — um ensino com tecnologia avançada e contexto prático, investigação aplicada, internacionalização robusta e impacto direto na sociedade. A nova marca, Data Visionaries, é a expressão visível desta mudança”, sintetiza Miguel de Castro Neto.

A comunicação da nova marca é feita desde já através de uma campanha de lançamento com presença em diferentes canais — desde meios digitais a outdoors –, mas pretende ir além da componente visual ou desta campanha inicial, tendo a Nova IMS a ambição de que o conceito Data Visionaries “se torne reconhecido pela forma como a Nova IMS se apresenta, mas sobretudo pela forma como atua”, diz o diretor da faculdade.
“Mas o mais importante é que a marca viva em cada contacto com a escola: quando um estudante apresenta a solução de um problema real a uma empresa, quando um investigador aplica inteligência artificial ao desafio da sustentabilidade ou quando um dos nossos laboratórios colabora com um município para desenhar políticas públicas. É nessa ligação permanente entre ciência e impacto na sociedade que o conceito Data Visionaries ganha vida e se projeta em cada um dos nossos alunos e investigadores”, explica ainda.
Ao mesmo tempo, a nova marca será integrada em todas as plataformas e suportes da Nova IMS, desde o site e redes sociais à comunicação institucional, com o objetivo de “transmitir uma imagem coerente e alinhada com a ambição internacional da escola”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.