Oito em cada dez pessoas clicam em links apesar da Vista Geral de IA ​​do Google, aponta estudo

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Apenas 4,4% das pessoas dizem que nunca clicam no link de um site nos resultados de pesquisa quando a Vista Geral de IA é ativada e aparece no motor de busca.

Cerca de oito em cada dez pessoas dizem clicar num link de um site, mesmo depois de ler o que aparece AI Overview (Vista Geral de IA, em português), após efetuarem uma pesquisa no motor de busca da Google.

Na verdade, apenas 4,4% das pessoas afirmam que nunca clicam no link de um site nos resultados de pesquisa quando a Vista Geral de IA é ativada e aparece no motor de busca. Já 13,3% das pessoas indicam que o fazem sempre, 30,5% dizem que o fazem com frequência, 41,5% que o fazem às vezes e 10,3% que o fazem raramente. As conclusões são de um estudo realizado pela Pollfish para a agência de marketing digital NP Digital, que inquiriu mil adultos norte-americanos, e que foi divulgado pelo Press Gazette.

Estes dados contrastam com uma análise recente da Authoritas, que indicou que os jornais podem estar a perder quase metade dos cliques por pesquisa devido à Vista Geral de IA. Segundo este estudo, quando a Vista Geral de IA está presente nas pesquisas, os jornais testemunham uma queda de 47,5% na taxa de cliques nos computadores e de 37,7% nos smartphones.

No entanto, ainda segundo o estudo da Pollfish para a NP Digital, um terço dos inquiridos diz considerar que, de facto, visita menos sites por causa dos resumos gerados por IA nos resultados de pesquisa, enquanto metade (51,9%) aponta não ter notado mudanças nos seus hábitos.

Os inquiridos mostram-se também divididos quanto ao facto de confiarem mais ou menos nas informações apresentadas pela Vista Geral de IA, quando comparando com os resultados de pesquisa tradicionais.

Enquanto 31% confiam mais na Vista Geral de IA (10,8% muito mais e 20,2% um pouco mais) do que nos links tradicionais apresentados nos resultados de pesquisa, 27,9% dizem confiar menos nos resumos de IA (18,2% um pouco menos e 9,7% muito menos). Já 41,1% diz confiar tanto numa informação como na outra.

A percentagem de utilizadores que diz confiar menos na Vista Geral de IA coincide, de forma aproximada, com a percentagem que afirmou ter notado “grandes erros” na apresentação destes resumos de informação através da IA (25,3%) desde maio de 2024. Metade desses erros foram definidos como imprecisões, com 20,6% dos inquiridos a dizer que as respostas estavam desatualizadas e 21% a indicar que o conteúdo fornecido era irrelevante para a sua pesquisa.

De forma geral, 29,8% dos inquiridos disseram estar muito satisfeitos com a Vista Geral de IA, enquanto 36,6% estavam razoavelmente satisfeitos. Cerca de 5% disse estar razoavelmente insatisfeitos e 3,5% muito insatisfeitos. Por outro lado, 25,1% mostrou uma opinião neutra em termos de satisfação, o que resulta numa taxa líquida de satisfação de 57,9%.

Quanto à possibilidade de desativar a Vista Geral de IA, 17,7% indicam que, se pudessem, o fariam para todas as pesquisas, enquanto 38% dizem o mesmo mas apenas para algumas das pesquisas. Já 37,8% afirmam que, tendo essa opção, deixariam a Vista Geral de IA ativa em todas as pesquisas.

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