Pedro Duarte eleito presidente da Área Metropolitana do Porto
Recém-eleito presidente da Câmara da "Invicta" destaca a necessidade de reforçar a cooperação entre os 17 municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP).
Pedro Duarte é o novo presidente do Conselho Metropolitano do Porto, o órgão deliberativo da Área Metropolitana do Porto (AMP), para o mandato 2025-2029. O autarca da Invicta foi eleito esta segunda-feira com 16 votos a favor e um contra, e tem como número dois os seus homólogos de Santa Maria da Feira e de Arouca, o social-democrata Amadeu Albergaria e a socialista Margarida Belém, respetivamente.
Já a 5 de novembro, durante a tomada de posse como presidente do município portuense, Pedro Duarte voltou a afirmar que tenciona ser o líder da região Norte. A partir desta segunda-feira está à frente da AMP.
Durante uma reunião nesta segunda-feira, o novo líder do Conselho Metropolitano destacou a necessidade de reforçar a cooperação entre os 17 municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP). “Esta região tem um enorme potencial. Se estivermos todos juntos, em muitas iniciativas e projetos, ganharemos com isso”, afirmou Pedro Duarte Ao portal de notícias porto.pt.
Pedro Duarte defendeu ainda um diálogo construtivo e uma visão ambiciosa para consolidar este órgão como um território de inovação e competitividade e desenvolvimento sustentável, segundo um comunicado da AMP.
A última liderança social-democrata pertencera ao presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, em 2013.
Em 2017, os destinos da AMP passaram para o PS, com Eduardo Vítor Rodrigues, o presidente da Câmara de Gaia reeleito para a autarquia e a AMP em 2021. Com a renúncia de Vítor Rodrigues, assumiu, no final de maio, o presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, agora sucedido por Pedro Duarte.
Foi ainda aprovada a lista proposta para a nova Comissão Executiva Metropolitana, que será submetida à votação nas Assembleias Municipais dos 17 municípios da AMP. A lista é constituída por Agostinho Branquinho como primeiro-secretário, além de Orlando Leal, Ana Amorim, Tiago Araújo e Andreia Ferreira como secretários metropolitanos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pedro Duarte eleito presidente da Área Metropolitana do Porto
{{ noCommentsLabel }}