Meta condenada em Espanha a pagar 479 milhões de euros aos media por concorrência desleal
Um tribunal de Madrid condenou a empresa a pagar 479 milhões de euros a 87 órgãos de imprensa digital e agências de notícias por ter obtido vantagem competitiva publicitária para as suas plataformas.
Um tribunal de Madrid condenou a Meta a pagar 479 milhões de euros a 87 órgãos de imprensa digital espanhola e agências de notícias por ter obtido vantagem competitiva publicitária para o Facebook e o Instagram de forma desleal.
A obtenção desta vantagem competitiva publicitária infringe as normas europeias de proteção de dados.
Numa sentença, o Tribunal Mercantil número 15 de Madrid estima parcialmente as pretensões dos meios de comunicação – que reclamavam 551 milhões de euros – ao entender que a Meta utiliza indevidamente dados pessoais protegidos dos utilizadores do Facebook e do Instagram para inserir publicidade naquelas redes sociais.
Esta prática, sustenta o juiz, dá-lhe uma vantagem competitiva significativa “desleal” em relação aos media digitais e às agências de notícias.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.