Os negócios de Ronaldo, o novo patrão dos media
Cristiano Ronaldo tem um vasto e diversificado património empresarial com negócios na estética, no turismo, no imobiliário, na moda, nas águas, no setor financeiro e agora também nos media.
Cristiano Ronaldo (CR7) não é apenas um astro dentro das quatro linhas. O capitão da seleção das Quinas e o jogador com mais internacionalizações de sempre é também um investidor com uma carteira de participações empresariais vasta e bastante diversificada.
De acordo com uma pesquisa do ECO, CR7 é dono de um império empresarial composto por mais de uma dezena de participações diretas e indiretas em empresas nacionais a operar em diferentes setores de atividade, com particular foco no turismo e no imobiliário; e agora mais recentemente nos media, com a iminente concretização de aquisição de 30% do capital da Cofina Media, detida pela Cofina SGPS, como o ECO revelou esta sexta-feira.
No leque de empresas de Cristiano Ronaldo há duas que se destacam, por serem utilizadas como uma espécie de porta-aviões, por onde se estendem os maiores investimentos do atleta. Uma dessas companhias é a CR7 Lifestyle, uma unipessoal com mais de 20 milhões de capitais próprios que conta na gerência com três dos seus braços direitos: Hugo Aveiro, irmão de Cristiano Ronaldo; Miguel Paixão dos Santos, amigo de longa data de CR7; e Miguel Marques, o gestor que gere a fortuna do futebolista há muitos anos.
Segundo dados recolhidos pelo ECO, a CR7 Lifestyle agrega uma participação de 100% na CR7 Lifestyle Lisboa, a empresa detentora da unidade hoteleira Pestana CR7 Lisboa Hotel na capital portuguesa, e ainda uma participação de 50% na Pestana CR7 – Madeira Hotel Investimentos Turísticos, no Funchal.
O outro bastião do portefólio empresarial de Cristiano Ronaldo é a CR7 SA, uma sociedade anónima (anteriormente denominada de CR7 Unipessoal) que tem como presidente do conselho de administração Miguel Marques, sócio da sociedade de investimentos LMCapital.
Debaixo da CR7 SA, Cristiano Ronaldo tem uma posição de controlo sobre quatro empresas nacionais (Domum Septem, CR7 Footwear, 7Egend e Category Challenge – esta última está inativa desde 30 de abril de 2021) e posições minoritárias ou igualitárias em cinco empresas portuguesas e quatro companhias estrangeiras.
Deste leque de negócios destaca-se a participação de 50% na CR7 Marrakesh, a empresa dona do hotel do grupo Pestana em Marraquexe, e 50% do capital na Maravilha Décimal, a empresa que comercializa a Ursu9, a água alcalina que CR7 lançou recentemente em parceria com Francisco Ferreira, um empresário de Vizela dono do grupo Outeirinho.
Ainda sob a alçada a CR7 SA, Cristiano Ronaldo é sócio de Paulo Joaquim Silva Ramos na Insparya, uma empresa de transplantes capilares com operações em Portugal, Itália e Espanha; e na Recover Life, uma empresa do grupo Insparya que atua na intermediação de crédito.
São muitos os negócios, mas a preferência de CR7 está no imobiliário
Os investimentos empresariais de Cristiano Ronaldo alargam-se ainda à área dos eventos, através do controlo de 70% da Mussara (os restantes 30% pertencem ao irmão Hugo Aveiro), aos ginásios, com a rede de espaços CR7 Fitness by Crunch, através de uma parceria com os norte-americanos Crunch Fitness; e ainda à promoção e mediação imobiliária, por via de uma posição na sociedade mediadora Ponta de Lança.
No ramo imobiliário, Cristiano Ronaldo tem também sido um empresário fortemente empenhado e ativo. Entre os muitos imóveis detidos por CR7 está o apartamento na Avenida da Liberdade, avaliado em mais de oito milhões de euros, a casa de mais de seis milhões de euros no Reino Unido onde viveu quando alinhava pelo Manchester United, e moradia na exclusiva LaFinca de Pozuelo de Alarcón em Madrid, onde viveu durante as nove temporadas ao serviço do Real Madrid, avaliada em mais de 15 milhões de euros.
Cristiano Ronaldo é ainda dono da sociedade anónima Sessenta e Cinto Lote, empresa em que está registado o lote da Quinta da Marinha, zona em que está a ser construída a sua mais recente casa. Pelo meio ficou o apartamento na Trump Tower, em Nova Iorque, que Cristiano Ronaldo acabou por vender no ano passado com uma menos-valia considerável, após ter pago mais de 16 milhões de euros pelo imóvel em 2015.
Nos planos de CR7 está também um projeto residencial de 88 apartamentos na sua terra natal com o grupo Pestana. Em dezembro, Dionísio Pestana, em entrevista ao Negócios, revelou que o seu grupo pretendia arrancar com as obras do Pestana Residences CR7 no segundo semestre de 2024.
Trata-se de um projeto localizado na Praia Formosa num terreno de Cristiano Ronaldo. “Ele queria pôr o terreno no mercado porque tinha tido uma oferta. Mas aceitou o nosso convite para uma parceria 50-50 e fazer um projeto de imobiliário”, referiu o empresário madeirense fundador do maior grupo hoteleiro nacional.
Há sete anos que Cristiano Ronaldo e o grupo Pestana trabalham de mãos dadas. Desta parceria iniciada em 2016 resultaram, até ao momento, seis unidades hoteleiras com a marca CR7 e Pestana em seis cidades: Funchal, Lisboa, Madrid, Nova Iorque, Marraquexe e Paris (que ainda está em construção).
Uma marca que vale milhões em todo o mundo
Com um contrato de mais de 200 milhões de euros por ano até 2025 no clube de futebol saudita Al Nassr, é certo que CR7 continua a fazer fortuna no universo que o tornou conhecido mundialmente. No entanto, Cristiano Ronaldo é hoje uma marca que se estende para lá do mundo do futebol.
Isso é notório pela sua base de 850 milhões de seguidores nas redes sociais e pelos 90 milhões de euros que todos os anos fatura em contratos publicitários, segundo estimativas da Forbes.
Além da Nike, com quem tem um contrato vitalício no valor superior a 20 milhões de euros por ano — ao nível do celebrado pelo astro da NBA Lebron James e pelo já aposentado Michael Jordan –, CR7 é patrocinado por marcas como a Armani, Tag Heuer, LVMH, Egyptian Steel, Herbalife, PokerStars, Castrol, Clear, MEO e mais recentemente a Binance, a maior plataforma de criptomoedas do mundo.
O património de Cristiano Ronaldo tem crescido quase à velocidade dos golos e das assistências que o astro da Madeira tem produzido dentro das quatro linhas. No plano empresarial, os negócios vão do setor imobiliário e da construção à estética, ao turismo, às águas e à moda. São muitas empresas.
E a todo este património empresarial juntam-se milhões de euros todos os anos em salários e patrocínios que elevam a fortuna de Cristiano Ronaldo para lá da fasquia dos mil milhões de euros, segundo estimativas da Hurun Global Rich List. CR7 é assim uma das 3.112 pessoas no mundo com uma fortuna desta dimensão.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.